A inclusão social de pessoas com deficiência é, sem dúvida, uma das premissas do esporte. Com o objetivo de diminuir os estigmas e preconceitos acerca dos transtornos do neurodesenvolvimento, o Espaço Terapêutico Caminhando Pela Infância realiza, neste sábado (23), em parceria com o Goiás Esporte Clube, a 3ª edição do “Pequenos Craques, Futebol Especial”.
O evento, que tem como pano de fundo as comemorações do Dia das Crianças, ocorre a partir das 10h da manhã, no Estádio Hailé Pinheiro, no Setor Bela Vista, em Goiânia.
Assista à entrevista a partir de 40 minutos:
“É um evento muito especial aonde vemos o brilho nos olhos das crianças, muita alegria, diversão. Amanhã os jogadores se disponibilizam para bater uma bolinha com cada criança que estará lá. A regra do jogo não é o juiz que apita, porque quem dita a regra naquele ambiente amanhã são as crianças. O que vale é diversão, brilho nos olhos, memórias afetivas, pais e crianças felizes”, detalha a neuropsicóloga e mestre em Psicologia, Maria Paula Chaim, em entrevista à Sagres TV.
As inscrições, totalmente gratuitas, foram liberadas nas redes sociais do Caminhando Pela Infância no último dia 6 de outubro, e esgotaram-se em menos de 24 horas. Maria Paula Chaim disse que a procura do público superou as expectativas.
“Estamos atendendo 70 famílias. É um evento 100% gratuito, por isso as empresas são necessárias para que isso aconteça. O Goiás disponibiliza o espaço e os jogadores vão de forma social contribuir com esse evento”, destaca a psicóloga.
Em 2020, em função da pandemia de Covid-19, o “Pequenos Craques, Futebol Especial” foi suspenso. A interrupção forçada, diz Maria Paula Chaim, só aumentou o entusiasmo e a garra dos profissionais que darão todo o suporte para as crianças que estarão reunidas com os jogadores do Goiás Esporte Clube. Ao todo, serão 30 voluntários.
“Não são só as crianças que saem transformadas desse evento. Os profissionais, familiares, a equipe, todos nós saímos de lá diferentes da forma como a gente iniciou”, conclui.
Para que o “Pequenos Craques, Futebol Especial” contemple 70 famílias em 2021, o Caminhando Pela Infância formalizou parcerias com a iniciativa privada, instituições e profissionais liberais. A saber: Tupperware – Distribuição Planalto; Hospital Clínica do Esporte; Expressart – Núcleo de Criatividade; Abrapaxia – Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância; Lego Corretora de Seguros; Tre Fotografia; Instituto de Musicoterapia Vida Sonora; LM Capital; Renov Pneus; Centro de Desenvolvimento Infantil Caminhando Pela Infância; Amor Congeladinho – Geladinhos Gourmet; Vellox – Camisetas e Uniformes Personalizados; Luh Personalizados; Tropical Sorvetes e Riviera Films.
Saiba mais
Maria Paula Chaim criou o “Caminhando pela Infância”, em 2016, com objetivo de oferecer serviços terapêuticos especializados para favorecer o desenvolvimento das crianças. Vale lembrar que a psicóloga tem organizado, também, diversos eventos lúdicos que promovem a inclusão desse público, como as colônias de férias nos meses de janeiro e julho.