O projeto Com tato, com vida, que ajuda as pessoas a aprenderem a lidar com o estresse diário em meio a pandemia do coronavírus (Covid-19), foi um dos temas do Tom Maior desta segunda-feira (6), na SagresTV. A ação é realizada por meio do Instagram e busca ampliar a consciência corporal, psíquica, emocional e social por meio de técnicas psicológicas de respiração e consciência corporal.

De acordo com a psicóloga e supervisora do projeto e psicóloga Clínica, Tereza Cristina de Carvalho, o projeto nasceu para dar continuidade a um trabalho realizado por estagiários de Psicologia Clínica Corporal da PUC Goiás, que devido a pandemia deixou de ser  feito. O projeto conta com oficinas, dicas e lives com o objetivo de reduzir o estresse e ansiedade em tempos de pandemia.“Diariamente nós mostramos exercícios ligados ao corpo que trabalham respiração e meditações, trabalhamos também com arte e música”, afirmou.

Tereza Cristina explicou que os adolescentes têm lidado bem com este período de quarentena, pelo domínio que eles possuem no meio virtual, mas por outro lado sentem muita dificuldade em assistir aulas online.

“Os adolescentes estão muito ligados a presença e criatividade, essas coisas são próprias da adolescência e por vezes acabam dificultando com questões como as aulas virtuais. Normalmente eles dormem, se desconectam, criam grupos e começam a conversar entre si no momento da aula tendo conversas paralelas. Quando chega a prova eles ficam extremamente nervosos e ansiosos”, esclareceu.

A psicóloga conta sobre uma das oficinas realizadas, na qual o objetivo era que as pessoas  conseguissem encontrar um lugar seguro. “Nós podemos visualizar e criar um lugar seguro, acessando todo o sensorial. É importante coisas como, por exemplo, o cheiro, cor, brilho, força e as coisas táteis que existem nesse ambiente. A gente cria esse lugar seguro com o cliente para que quando ele estiver muito desestruturado, possa voltar para esse local para se acalmar”, esclareceu.

Confira a entrevista na integra com Tereza Cristina no Tom Maior  #51