Com um time misto em campo, o Corinthians perdeu para o Grêmio Prudente por 2 a 0, neste domingo, em Presidente Prudente, pela 15ª rodada do Campeonato Paulista. Com o resultado, a equipe corintiana corre o risco de terminar a rodada fora do grupo dos quatro primeiros colocados que se classificam para a semifinal do Estadual.

O time de Parque São Jorge permanece em quarto lugar, com 26 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Botafogo, que soma 25 pontos e enfrenta o Paulista, fora de casa, ainda neste domingo. Já o Barueri chegou a 25 pontos e também entrou definitivamente na briga pela classificação. Portuguesa e Ponte Preta também estão na briga.

O tropeço também quebrou uma sequência de cinco jogos sem derrota. Antes da derrota de hoje, a equipe vinha de vitórias sobre Santo André, pelo Estadual, e Cerro Porteño, pela Taça Libertadores.

O Corinthians volta a campo pelo Campeonato Paulista na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Paulista, em jogo marcado para a Arena Barueri.

Com a grande sequência de jogos, o técnico corintiano, Mano Menezes, decidiu poupar novamente alguns jogadores considerados titulares no Campeonato Paulista. O atacante Ronaldo e o zagueiro William se quer foram relacionados para a partida.

Os outros desfalques foram o lateral-direito Alessandro, lesionado, e o goleiro Felipe, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com dores na planta do pé direito, Chicão viajou com a delegação, mas não foi aproveitado, o mesmo aconteceu com o volante Jucilei.

O jogo
Com um time misto em campo, o Corinthians demorou para se acertar. Com isso, o Grêmio Prudente criou a primeira oportunidade de gol. Aos 3min, Flavinho fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Tadeu, mas antes que a bola chegasse no atacante, o lateral Moacir cortou.

Com o passar do tempo, o Corinthians se acertou e teve o domínio territorial, enquanto o adversário apostava na forte marcação e no contra-ataque. Apesar do domínio, a equipe apresentava lentidão e não criava boas chances.
Durante a etapa inicial foram três oportunidades. A primeira aos 23min, quando Jorge Henrique avançou pelo meio e chutou, Márcio espalmou. Aos 35min, após cobrança de escanteio, Danilo cabeceou na trave. Quatro minutos depois, Danilo cruzou da direita e Souza, de bicicleta, quase marcou.

No segundo tempo, Mano Menezes resolveu colocar uma formação mais ofensiva e voltou com o atacante Dentinho na vaga do meia-atacante Danilo. O time ganhou movimentação, mas quem ameaçou primeiro foi o Grêmio Prudente. Aos 2min, Flavinho chutou cruzado e Júlio César espalmou.
A resposta do Corinthians veio com Roberto Carlos, que tentou cruzar e mandou direto para o gol, mas Márcio desviou e a bola pegou no travessão. Na sequência da jogada, Souza cabeceou e o goleiro segurou.

Com o objetivo de ganhar o jogo, o treinador corintiano colocou mais um titular: Elias substituiu Edu. No entanto, foi o Grêmio Prudente quem abriu o placar. Aos 18min, após cruzamento, Robson cabeceou e marcou: 1 a 0.
Perdendo a partida, o Corinthians pressionou o adversário até o fim da partida em busca do empate. Aos 24min, Tcheco cobrou falta e Dentinho, de cabeça, assustou Márcio. Na sequência, após um bate rebate, a bola sobra para Elias que finalizou em cima da zaga.

Aos 39min, Iarley avançou pela direita e cruzou para Dentinho que, livre, concluiu, mas Leonardo salvou em cima da linha.

Nos acréscimos, o Grêmio Prudente aumentou. Após uma cobrança de falta, o goleiro Júlio César deu rebote. A bola foi cruzada para a área e Robson completou para o gol, definindo o placar: 2 a 0.

FICHA TÉCNICA: GRÊMIO 2 X 0 CORINTHIANS

Estádio: Prudentão, Presidente Prudente (SP)
Data/hora: 21/3/2010 – 17h
Árbitro: Rogério Martins Cintra (SP)
Auxiliares: João Bourgalber Chaves (SP) e Giulliano Colisse (SP)

Cartões amarelos: Flavinho, Tadeu, Paulo César e Marcos Assunção (GRE).

Cartões vermelhos: Não houveGOLS: Róbson, 18’/2ºT (1-0); Róbson, 49’/2ºT (2-0);

GRÊMIO: Márcio, Leonardo, Paulão e Diego; Paulo César (Sasha, 38’/2ºT), João Vítor, Marcos Assunção, Wesley (Róbson, 12’/2ºT) e Dênis; Flavinho (Henrique Dias, 24’/2ºT) e Tadeu. Técnico: Toninho Cecílio.

CORINTHIANS: Julio César, Moacir, Paulo André, Leandro Castán e Roberto Carlos; Ralf, Edu (Elias, 16’/2ºT), Tcheco e Danilo (Dentinho, Intervalo); Jorge Henrique (Iarley, 28’/2ºT) e Souza. Técnico: Mano Menezes.

Com colaboração de Pedro Henrique Geninho