O Goiás não depende mais de suas próprias forças para tentar permanecer na elite do futebol brasileiro em 2016. Contudo a matemática ainda permite uma reação, mesmo que a próxima seja a primeira de duas partidas fora de casa. Neste domingo (22), o adversário é ninguém menos que o vice-colocado da tabela Atlético-MG, que viu o título ficar com os corinthianos na última quinta-feira (19).

Ambas as equipes vêm de derrota na 36ª rodada. O esmeraldino perdeu para o Coritiba por 3×1, confronto direto que poderia servir de alavanque para a equipe goiana sair da zona da degola. Já o Galo mineiro foi goleado pelo São Paulo por 4×2 no estádio do Morumbi, resultado que pôs fim à perseguição ao Corínthians, que se sagrou campeão com um empate diante do Vasco no Rio de Janeiro.

Para sua antepenúltima partida nesta Série A 2015, o técnico Danny Sérgio fez novas mudanças no Goiás. O atacante Zé Love foi vetado e está no departamento médico, assim como o zagueiro Felipe Macedo. Desta forma, Erik no ataque e Alex Alves na zaga devem ser os titulares para enfrentar ao alvinegro.

Além disso, o meio-campista William Kozlowski, que enfrentou a equipe coxa branca entrando no lugar de Felipe Menezes no decorrer do jogo, fez o último treino da manhã deste sábado (21) no lugar de David, poupado. Mesmo assim, deve começar a partida entre os reservas. Com isso, o Verdão deve vir a campo com a seguinte escalação: Renan, Gimenez, Fred, Alex Alves, Rafael Forster, Ygor, Patrick, David, Felipe Menezes, Bruno Henrique e Erik.

Pelo lado atleticano, Levir Culpi preferiu poupar três jogadores para duelo de logo mais. Os meias Giovanni Augusto e Dátolo, além do atacante Luan. Também não comporão o elenco o goleiro Giovanni e o zagueiro Edcarlos, os dois seguem em observação pelo departamento médico do clube.

Apesar das mudanças, o treinador não revela o time que deverá iniciar a partida, mas já definiu os 23 relacionados para o confronto. São eles: Victor, Uilson, Marcos Rocha, Carlos César, Patric, Mansur, Douglas Santos, Jemerson, Tiago, Leonardo Silva, Leandro Donizete, Lucas Cândido, Rafael Carioca, Eduardo, Danilo Pires, Dátolo, Giovanni Augusto, Cardenas, Dodô, Luan, Lucas Pratto, Thiago Ribeiro e Carlos.

No primeiro turno, empate em 0x0 no Serra Dourada. Na época, os goianos também estava na zona de rebaixamento e vinham de cinco derrotas seguidas. O Atlético-MG ainda estava na liderança, mas via os concorrentes se aproximarem. A três rodadas do final da competição, o Goiás amarga a 18ª posição com 34 pontos, enquanto o Galo está com 65 na vice-liderança.

Se perder, o esmeraldino pode ser rebaixado à Série B com duas rodadas de antecedência, caso Avaí e Figueirense vençam suas partidas. Já o Atlético, em caso de derrota, pode ser alcançado pelo Grêmio. Os mineiros, que buscam manter a posição para a Libertadores do ano que vem, só não seriam ultrapassados pelos gaúchos por causa do número de vitórias.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG X GOIÁS

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG) 

Data: 22/11/2015 

Horário: 17h00 

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE) 

Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Naílton Júnior de Sousa Oliveira (CE)

ATLÉTICO-MG: Victor, Uilson, Marcos Rocha, Carlos César, Patric, Mansur, Douglas Santos, Jemerson, Tiago, Leonardo Silva, Leandro Donizete, Lucas Cândido, Rafael Carioca, Eduardo, Danilo Pires, Dátolo, Giovanni Augusto, Cardenas, Dodô, Luan, Lucas Pratto, Thiago Ribeiro e Carlos.

Técnico: Levir Culpi

GOIÁS: Renan, Gimenez, Fred, Alex Alves, Rafael Forster, Ygor, Patrick, David, Felipe Menezes, Bruno Henrique e Erik. 

Técnico: Danny Sérgio