Sagres em OFF
Rubens Salomão

Comando do PL goiano é voto vencido e junta os cacos após escolha de Vitor Hugo

A direção do Partido Liberal (PL) em Goiás, representada pele deputada federal Magda Mofatto e o presidente regional, Flávio Canedo, ainda tenta digerir a derrota na disputa interna em Brasília, confirmada por Jair Bolsonaro. A decisão do presidente de apoiar Major Vitor Hugo, em detrimento de Gustavo Mendanha na pré-candidatura ao governo de Goiás, tem reflexos diretos na formação de chapas proporcionais a deputado federal e estadual. O trabalho do partido agora é, mesmo que a contragosto, convencer pré-candidatos a não seguirem o caminho de Mendanha e manter filiação ao PL.

Ouça “#384: Comando do PL goiano é voto vencido e junta os cacos após escolha de Vitor Hugo” no Spreaker.

O presidente Bolsonaro entrou pessoalmente em alguns casos, principalmente de deputados estaduais e pré-candidatos a federal, na tentativa de juntar os cacos no partido em Goiás, depois da escolha pela pré-candidatura de Vitor Hugo. Avaliação dos bolsonaristas que apoiam Mendanha é de que Vitor Hugo ainda não tem perspectiva de poder e que a eleição proporcional não é definida por amizade ou lealdade. “É pragmática e até matemática”, afirma um deputado em conversa com a Coluna.

“Lutamos, trabalhamos e entendemos que Gustavo Mendanha é um excelente pré-candidato ao governo de Goiás. Toda forma, cabe a nós seguir e acatar a decisão do presidente”, definiu Magda Mofatto. “Fomos voto vencido”, completou Flávio Canedo, ambos em postagens breves nas redes sociais. Já Vitor Hugo comemorou inclusive a antecipação da escolha do pré-candidato ao Senado na chapa majoritária, com a confirmação do pleito do ex-senador Wilder Morais, também pelo PL.

Enquanto isso…

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, rumou para Brasília em busca de avanço para filiação a partido que dê estrutura para a disputa ao governo, depois da frustração com o PL. Tem na mira Republicanos e Progressistas.

Esperança

Aliados ao prefeito, no entanto, mantinham ainda ontem a expectativa de que, com possível crescimento nas pesquisas, Mendanha possa voltar a sonhar com o apoio do PL e do presidente Bolsonaro até o prazo das convenções, em 5 de agosto.

Na espreita

Enquanto Henrique Meirelles não define se será mesmo candidato a senador, os diálogos entre Mendanha e PSD seguem em pausa. O ex-ministro chegou a Goiânia ontem no fim da tarde e pessedistas esperam (sentados) decisão para esta terça-feira (29).

Filiado

O presidente Goinfra e da Agehab, Pedro Sales teve ficha de filiação ao União Brasil abonada ontem pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O auxiliar era cotado disputar vaga na Câmara Federal neste ano, mas as possibilidade de ele deixar o governo até 2 de abril são remotas.

Partidário

Articuladores do governo apontam que Pedro Sales, por ter a confiança do governador, deve passar a ter função de destaque diretório regional do partido, que continua com Caiado da presidência e o deputado federal Delegado Waldir na vice.

Retorno

O ex-deputado federal Jovair Arantes se filiou ao Republicanos no último domingo (27). A ficha foi assinada pelo presidente regional do partido, João Campos. Jovair deixa o MDB e busca retorno a uma vaga na Câmara dos Deputados em outubro.

Filiado

O Republicanos também recebeu a filiação do ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, que também tentará se eleger para deputado federal. Ele estava no PSD.

Foto: Valdir Araújo/Alego

Homenagem

A Assembleia Legislativa aprovou em segunda e última votação, nesta segunda-feira (28), o projeto de resolução (nº 1244/22) que propunha a denominação de Iris Rezende Machado ao plenário da Casa, que tem o nome de Palácio Maguito Vilela.

Votos

A matéria, apresentada em 23 de março, foi uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa. Foram 21 votos favoráveis e nenhum contrário.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.