Em 14 de agosto é comemorado o Dia do Combate à Poluição, que tem por objetivo alertar todas as esferas da população sobre o grave problema ambiental que enfrentamos e buscar medidas para conter a degradação do nosso planeta.

Em entrevista ao programa Tom Maior da SagresTV, a advogada e doutora em Direito Ambiental, Luciane Martins, explicou que a poluição afeta, além do meio ambiente, todos os seres vivos, incluindo a população humana e suas atividades econômicas e sociais. Diante disso, é essencial que, para a saúde do planeta e das gerações futuras, tomemos medidas rápidas para evitar o aumento das alterações do meio ambiente.

“A gente pode pensar em poluição sobre todos os níveis. Vamos pensar em poluição do solo, se a gente tem um lixão na cidade onde mora, aquele líquido que vai escorrendo do material em decomposição, que se chama chorume, vai estar poluindo, por consequência, os lençóis freáticos, ou seja, a água e o solo. Se a gente pensar na nossa realidade mundial, em termo de emissão de gás de efeito estufa, a gente vai falar em poluição do ar. Então, a gente tem diversas formas de poluição, não é só a poluição do lixo”, esclarece.

De acordo com a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, ela é considerada a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

Luciane Martins alerta ainda sobre os perigos da degradação física e química do meio ambiente. “No mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2019, em 10 anos, mais de 7 milhões de pessoas morreram por causas relacionadas a poluição. É um índice muito alto, e a gente tem que tratar desse assunto”, ressalta.

Contudo, a poluição não está relacionada apenas com o descarte incorreto do lixo e com o lançamento de poluentes na atmosfera. Existem diversos tipos de poluição, inclusive aqueles conhecidos por muitos apenas como uma perturbação, como é o caso da poluição produzida pelo excesso de sons.

Assista à entrevista na íntegra no Tom Maior #76