A Secretaria estadual de Segurança Pública inaugurou na última sexta-feira (21), em Anápolis, a primeira Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência do Estado e a segunda do Brasil.

Manoel Vanderic, titular da delegacia, explica as razões da criação dela. “Nós vislumbramos uma série de casos envolvendo violência patrimonial, física e psicológica contra essas pessoas. Nós percebemos a particularidade que o atendimento da pessoa com deficiência merece”, justifica.

De acordo com o delegado, além de oferecer os trabalhos pertinentes de uma delegacia comum, a especializada também garante à pessoa com deficiência à assistência social, assessoria jurídica e atendimento médico.

O delegado revela que Anápolis foi escolhido devido o grande número de crimes cometidos contra pessoas com deficiência na região. Ele adianta que em breve serão realizados estudos em outros municípios, como Goiânia e Aparecida, para verificar a necessidade da criação de novas delegacias especializadas.

A Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência funciona juntamente com o 6º Distrito Policial de Anápolis, no Bairro JK Nova Capital.