A nova etapa das obras que vai implantar um corredor preferencial para ônibus na avenida 85 começou nessa quarta-feira (14). A construção é comandada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMT) e também pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e vai colocar um corredor preferencial no trecho entre as avenidas 136 e Laudelino Gomes.
O diretor de Educação para o trânsito da SMT, Horácio Ferreira, avalia quais serão as melhorias ganhas com a implantação do corredor: “Essas primeiras mudanças vão trazer melhor fluidez e mobilidade no trânsito da avenida, tendo em vista que alguns acessos serão fechados, como no caso do acesso com a 137 e 136. Esses dois pontos ocupam uma faixa inteira de circulação, deixando apenas duas para uso da circulação”, explica.
A previsão do diretor de educação para o trânsito é que já na semana que vem algumas obras estejam concluídas e, assim, a sinalização para orientar as mudanças no trânsito da avenida começarão a ser feitas. “A sinalização de solo e vertical, as placas, serão instaladas assim que as obras acabarem. A população já vai ficar por dentro das mudanças e sentir a melhora no volume do tráfego”.
Para evitar que o corredor seja desrespeitado, serão colocados também fiscalizadores ao longo da pista preferencial. Porém, o motorista só será multado após um período educativo. A previsão de finalização das obras é o mês de fevereiro, quando serão instaladas as fiscalizações que operarão 15 dias em período educativo. Vencido esse período, o motorista que trafegar nos corredores preferenciais será multado.