Você está cansado de ouvir dizer que Dengue mata? Caso esteja cansado, tem feito por onde para que na sua casa não tenha focos do Aedes Aegypthi? Como muitos ainda não têm consciência das consequências da dengue, o Comitê Estadual da Dengue novamente se reuniu para outra vez discutir estratégias de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença.
A diretora do departamento de Vigilância em Saúde de Goiânia, Flúvia Amorim, aponta que é preocupante a situação da Dengue neste momento na capital. “Em Goiânia temos com registro de 22.792 casos e isso é quase o dobro do número do ano passado. Esta última semana foi a que tivemos mais casos no ano, foram mais de 5 mil. Os estudos epidemiológico indicam que nós podemos ter mais duas semanas de crescimento,” revela.
A reunião do Comitê ocorreu no salão nobre da Faculdade de Direito da UFG. A instituição faz parte do Comitê e também procura desenvolver ações de prevenção e combate a dengue. Um grupo de ações integradas contra a doença funciona desde 2009, envolvendo professores e alunos de diferentes cursos. A coordenadora do grupo, Ellen Synthia Fernandes de Oliveira, destaca que mesmo com a falta de consciência da população, este trabalho deve ser feito de maneira permanente. “Nós estamos cansados de ouvir falar que dengue mata, mas nós não fazemos nada que essa doença não faça mais óbitos,” critica. Ela ressalta a importância das pesquisas para o desenvolvimento de ação que inibam o avanço da doença
Outro trabalho do grupo de ações integradas contra a Dengue da UFG é a conscientização junto a crianças e adolescentes em escolas públicas, além de ações dentro da própria UFG, principalmente com calouros.
Em todo o Estado este ano já foram notificados quase 33 mil casos de dengue. O número representa um aumento de mais de 430% em comparação com o mesmo período do ano passado.