O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton (PSDB), coordenou reunião nesta sexta-feira (10) em Goiânia com secretários de Segurança Pública e representantes dos estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.

No encontro realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no centro da capital, foram iniciadas as tratativas para a instalação do Comitê de Inteligência Integrada. Para José Eliton, a iniciativa é um avanço e uma ação pioneira no Brasil.

“É um esforço conjunto de buscar ter a capacidade de recebimento de informações e processamento destas no combate ao crime organizado. O foco dessas ações que são direcionadas a crimes de roubo e furto a bancos, especialmente aqueles com uso de violência, explosivos, o que ficou denominado como novo cangaço”, afirma.

O secretário e vice-governador frisou também o combate a crimes de tráfico de drogas em geral e roubo de cargas nas rodovias. A reestruturação do sistema penitenciário, assim como o combate efetivo às regiões de fronteiras do Brasil com Bolívia, Paraguai e Colômbia, por meio de ação conjunta com o Ministério das Relações Exteriores.

Ficou definido que as ações do comitê terão início no dia 1º de julho, e a sede será em Brasília (DF), mas a perspectiva é de que a estrutura física já esteja operando nesta segunda-feira (13). O secretário de Segurança Pública, Cesar Simoni, afirma que a cooperação entre os estados ajuda a driblar problemas como a falta de recursos para a Segurança.

“Polícia se faz de duas formas: com informação e com inteligência, não tem outra forma. Hoje o Brasil passa por uma dificuldade muito grande de recursos. A Segurança Pública é a única que não tem verba carimbada, das grande gestoras do país que são Educação, Segurança e Saúde. Estamos trabalhando para ver se conseguimos um aporte de recurso federal para subsidiar a Segurança Pública”, ressalta.

Além de Goiás e Tocantins, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão, além do Distrito Federal integram o Consórcio Brasil Central.

Com informações da repórter Mirelle Irene