Após ficar insatisfeito com as aglomerações nas cidades turísticas de Goiás no feriado de 7 de setembro, o Governador Ronaldo Caiado se reuniu com prefeitos e o Estado resolveu criar um comitê permanente para evitar a concentração de pessoas nesses municípios durantes os feriados prolongados. A decisão foi tomada em uma videoconferência realizada nesta quarta-feira (11).
O Comitê já começou a preparar as estratégias para combater as aglomerações. O grupo é formado por órgãos do Estado de Goiás, Ministério Público e 20 representantes de localidades que atraem turistas. O objetivo é garantir que as medidas de prevenção para o enfrentamento da Covid-19 sejam cumpridas.
A primeira reunião do grupo aconteceu nesta quinta-feira (11), na ocasião foram apresentadas sugestões de providências a serem tomadas. Entre elas, estão: barreira sanitária, aumento do ostensivo policial e fiscalização nas atrações das cidades.
Também foram sugeridas a possível exigência de apresentação de exame negativo da Covid-19 e a proibição de ônibus turísticos, mas são propostas a serem ainda analisadas.
Ainda entre as sugestões apresentadas está a realização de levantamento prévio de ocupação com as pousadas, aplicativos de hospedagem, casas, flats e chácaras de aluguel, bem como ampla divulgação na mídia para informar que somente pessoas com reservas poderão entrar no município.
Os feriados deste segundo semestre são o foco de atuação do grupo. O próximo, nacional, será o de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro, que cairá numa segunda-feira.
A definição das medidas que efetivamente serão adotadas pelo comitê para evitar que novos casos de aglomerações ocorram nos municípios turísticos durante os próximos fins de semana prolongados está prevista para ocorrer em nova reunião grupo, na próxima semana.
Vale destacar que o primeiro encontro do comitê também foi realizado por videoconferência. O foco foi o alinhamento dos órgãos de Governo e o Ministério Público.
Participaram da reunião o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral e equipe, a subprocuradora-geral de Justiça, Laura Bueno, os promotores de Justiça, Karina D’Abruzzo e Adriano Godoy Firmino, o chefe do Estado Maior, coronel Delso do Prado Mesquita Júnior, o coordenador da Operação Férias do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ricardo Silveira, a gerente de Vigilância da Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiás (Suvisa-GO), Eliane Rodrigues e o gerente de Estratégia e Pesquisa da Secretaria de Comunicação, Jean Carlos Vieira e Silva.