Pelé, Orlando Silva e Róbson Caetano estiveram na Assembleia Geral dos Comitês Olímpicos da África para reforçar candidatura carioca

O Comitê Rio 2016 apresentou hoje a candidatura da cidade aos Jogos Olímpicos para os 200 participantes da Assembleia dos Comitês Olímpicos da África, em Abuja, na Nigéria. Os principais pontos da candidatura, como o projeto técnico, foram defendidos com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o secretário geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório; Pelé, considerado o atleta do século; e Robson Caetano, duas vezes medalhista de bronze olímpico (Seul 88 e Atlanta 96).

O Rei do Futebol iniciou o seu discurso em inglês lembrando a visita à Nigéria em 1967, enquanto ainda era jogador do Santos. Ele também aproveitou a proximidade da Copa do Mundo de futebol da África do Sul para lembrar o crescimento do esporte na África e exaltar a importância das Olimpíadas no Brasil. O presidente do comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman (que também é presidente do Comitê Olímpico Brasileiro) reforçou que a eleição do Rio de Janeiro pode abrir as portas para o continente africano, devido a proximidade entre a América do Sul e a África.

Já Orlando Silva defendeu a candidatura brasileira em português e foi aplaudido pelos representantes dos países de língua portuguesa. O ministro explicou que o Centro Olímpico de Treinamento (COT) também poderá ser utilizado pelos africanos. No entanto, não foi só a candidatura brasileira que compareceu à Nigéria. Por meio de um vídeo endereçado aos representantes dos comitês olímpicos africanos, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou em favor da candidatura de Chicago aos jogos de 2016.

O congresso africano foi a última chance que as quatro cidades candidatas tiveram para fazer campanha  com membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) que participarão da votação que vai definir, no dia 12 de outubro, a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. No total, o continente africano tem 16 dos 107 votos disponíveis. Além do Rio de Janeiro (Brasil) e de Chicago (Estados Unidos), estão concorrendo Madrid (Espanha) e Tóquio (Japão).