A comunicação entre pessoas é uma maneira de aliviar a pressão mental causada não só pelos sentimentos. Mas, também pelos pensamentos que acompanham o que sentimos. Nem sempre a comunicação, está associada a fala, e há ferramentas que ajudam pessoas se expressarem de formas distintas.

Entre as ferramentas está a Comunicação Alternativa, que é um conjunto de estudos e técnicas que permite criar métodos para que pessoas com deficiências possam se comunicar.

A Comunicação Alternativa também é um auxílio externo que destina-se a pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em atraso na habilidade de falar ou escrever.

Dentro da Comunicação Alternativa há a prancha de comunicação é um auxílio externo que destina-se a pessoas sem fala. Ainda pessoas sem escrita funcional ou em atraso na habilidade de falar ou escrever. O conteúdo das pranchas é variado, podendo conter o alfabeto, animais ou servirem para escolher alimentos e bebidas, por exemplo.

O vocabulário utilizado tem que ser escolhido conforme a necessidade de seu usuário, portanto as pranchas podem ser personalizadas.

Para a confecção das pranchas de comunicação é utilizada uma coleção de símbolos e imagens gráficas que apresentam características comuns entre si.

CEAP-Sol

Um exemplo da utilização da Comunicação Alternativa pode ser visto no Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol). No local há o projeto Comunicar para Humanizar.

Na execução do projeto utiliza-se estratégicas para assegurar a inclusão de pacientes que possuem dificuldade de fala e escrita, incluindo pranchas de comunicação alternativa.

“Nosso objetivo tem sido melhorar a experiência de atendimento no Ceap-Sol. O uso das pranchas permite que os pacientes consigam se comunicar com a equipe, compartilhando seus sentimentos, dores e necessidades, minimizando seus desconfortos e ansiedades, criando elos entre usuário com profissionais e tornando o processo de recuperação mais humanizado e acolhedor”, destaca a diretora-técnica da unidade, Thais Safatle.

A comunicação alternativa também é muito importante para pessoas com acometimentos que podem afetar o corpo inteiro. É o caso de situações como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O tema integra o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, Saúde e Bem-Estar.