Repensar a maneira como a humanidade se comunica e adotar uma abordagem construtiva é fundamento para que os indivíduos, comunidades e instituições estabeleçam novas relações com o mundo pós-pandemia.

Sobre o assunto, o professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Edvaldo Pereira Lima concedeu entrevista ao Sagres Em Tom Maior #150 desta quinta-feira (26).

“A comunicação não é somente um processo de transmissão de informação, de conhecimento. A comunicação, quando chega ao receptor, que é aquele que recebe a mensagem, ele é impactado de alguma maneira pelo conteúdo da comunicação. Esse impacto chega ao nível intelectual e ao nível psíquico, emocional, ao psicológico da pessoa. E já se sabe que quando praticada de uma maneira equivocada, ela produz um efeito muito nocivo nas pessoas. Produz um efeito nocivo na emoção e na maneira como a pessoa vai responder aos desafios da realidade, que é agir no mundo”, afirma.

Segundo Edvaldo Pereira, a comunicação pode levar a humanidade a um futuro mais positivo. Para o professor, esse caminho de transformação tem a comunicação e a educação como dois eixos centrais.

“Neste momento em que vivemos, esse momento pandêmico no mundo, nós estamos em uma encruzilhada histórica muito importante na humanidade. A pandemia é apenas uma das crises de um conjunto de crises que vêm acontecendo na sociedade e que trazem a nós todos a grande oportunidade de nós analisarmos o modelo civilizatório que nós implantamos no mundo, as falhas, os erros, os mecanismos equivocados que essa civilização trouxe e como podemos e devemos mudar hoje em dia. Agora ou nós damos um salto de qualidade, de abrirmos a nossa consciência para compreendermos quem nós somos, o que é a sociedade, o que nós fizemos de bom, mas o que fizemos de equivocado também, e caminharmos para outro rumo”, exemplifica.

Evento on-line

Também nesta quinta-feira (26) a partir das 19h, o professor Edvaldo Pereira participa do evento online que discute a comunicação construtiva em tempos de pandemia.

O evento é resultado de uma parceria estabelecida entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a revista Página22, especializada em sustentabilidade, e os membros da Rede de Comunicação Construtiva.

Gratuito e aberto a todos os interessados, o bate-papo não demanda inscrições prévias e será transmitido simultaneamente pelos canais ICMC TV e Página22 no Youtube. O objetivo é explicar os princípios norteadores da comunicação construtiva e compartilhar exemplos que mostram como esses conceitos estão sendo colocados em prática no Brasil. O evento é o terceiro da série ICMC Ao Vivo: Diálogos Construtivos, uma iniciativa da área de comunicação do Instituto.

“Vai ser um evento dentro do programa de diálogos construtivos do ICMC. A participação será minha e dos outros integrantes da Rede de Comunicação Construtiva que eu idealizei há algum tempo”, complementa.

Acompanhe a entrevista na íntegra no STM #150