Os dias que sucedem aqueles em que acontecem votação no Brasil são sinônimos de muito trabalho para os garis. Em Goiânia a situação não é diferente. Um grande volume de santinhos e panfletos de candidatos foi jogado nas ruas, especialmente próximo a estabelecimentos eleitorais. O presidente da Comurg, Ormando José, estima que será necessário quase uma semana para que o órgão faça a limpeza.

De acordo com Ormando, a previsão inicial é de que em três a Comurg conseguir limpar as ruas de Goiânia. Mas o volume de lixo eleitoral foi acima do previsto. “Devemos trabalhar até o final de semana para normalização a situação”, aponta.

Para piorar a situação, o lixo eleitoral não pode ser reciclado, porque os santinhos normalmente se sujam no chão e inviabilizam a reciclagem.

Em Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano também iniciou a limpeza das ruas da cidade. De acordo com a assessoria do órgão, 600 funcionários estão fazendo a varrição e remoção do lixo nos colégios eleitorais.

Jogar santinhos na rua é crime eleitoral, que prevê pena de seis meses a um ano de prisão e multa que varia entre R$ 5,3 mil e R$ 15 mil.