A Comurg (Companhia de Urbanização de Goiânia) anunciou nesta quarta-feira (12) que já foi normalizada a coleta seletiva no município. Segundo a Pasta, a normalização ocorreu na noite de terça-feira (11), logo após acordo financeiro com a empresa prestadora de serviços de locação de equipamentos, a Ita Empresa de Transportes.
A Ita, que possui contrato com a gestão municipal para prestação de serviços e locação de veículos para coleta, havia paralisado as atividades depois que, segundo a empresa, haver um atraso no pagamento de R$ 27 milhões por parte da Comurg. A Pasta informou que a dívida era metade do informado pela prestadora e que já estava em negociação com a mesma.
Hoje (12), a Comurg informou que ”todos os caminhões e servidores envolvidos na atividade participam de uma força-tarefa para atender à demanda reprimida”, e que segue um ”cronograma diário divulgado previamente no site www.prefeitura.go.gov.br/comurg”.
A Comurg atua com 20 caminhões no recolhimento de lixo reciclável. Segundo a Pasta, todo material é encaminhado para as 13 cooperativas cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva.
Segundo o presidente da Comurg, Alisson Borges, a dificuldade de operar os serviços nos últimos cinco dias ocorreu por falta de consenso entre empresa que fornece equipamentos, veículos e motoristas e o órgão municipal.
A Comurg informou também que a coleta seletiva, o serviço cata-treco, bem como remoção de entulhos e o transporte de servidores seguem a programação diária já foi estabelecida pelo órgão, e que o funcionamento dos quatro ecopontos também já está normalizado, com atendimento das 7h às 22h, com exceção da unidade São José, que opera até às 19h.
Ainda de acordo com o presidente da Comurg, o prefeito Rogério Cruz ”determinou que o acordo fosse realizado com urgência, para manter a limpeza na cidade e o bem-estar do cidadão goianiense”.
Leia mais