Foto: Rafael Bessa/Sagres 730

A empresa contratada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) precisa de 30 dias trabalhados sem interrupções para concluir a obra da erosão na GO-070, na saída para Goianira, região noroeste de Goiânia. 

“Precisa de 30 dias trabalhados que demandam as condições climáticas favoráveis para que ela fique efetivamente os 30 dias trabalhando. Quando não houver essa possibilidade, que possa afetar a performance da intervenção dela, ela vai parar e a gente, infelizmente, vai ter que ter a compreensão e se submeter ao desconforto que a gente espera que seja o mais breve possível”, afirma o presidente da estatal Pedro Sales. 

A erosão ocorreu porque o bueiro do córrego Caveirinha não suportou a vazão decorrente das fortes chuvas que atingiram a região no dia 24 de janeiro deste ano, além de razões ligadas ao tempo de vida útil da estrutura. Pedro Sales afirma que o objetivo é garantir as condições de trafegabilidade da GO-070, sem a necessidade de bloquear a outra pista. 

“Não pode simplesmente substituir o bueiro porque a escavação pegaria a outra pista. Agora que concluído isso, o corpo técnico da Goinfra conseguiu fazer esse projeto, a empresa já está contratada, já iniciou as primeira intervenções”, esclarece. 

As equipes da empresa contratada fazem neste momento a colocação de pedras e de material granulado pesado para evitar o avanço da erosão. 

Ainda segundo o secretário, futuramente uma nova intervenção deverá ser feita no local para a implantação de um suporte com a técnica de “tunel line” para dar mais vazão à água e evitar novas erosões.