Somente na manhã desta quinta-feira (21), dez motoristas foram autuados por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) nas imediações do aeroporto Santa Genoveva em Goiânia. Isso porque teve início hoje a fiscalização de trânsito no local, depois de 34 dias de trabalho educativo.

De acordo com informações da SMT, estima-se que 1,5 mil motoristas tenham sido impactados com as orientações, e 1,3 condutores receberam advertências desde o dia 16 de junho. De acordo com o gerente de Educação no Trânsito, Horário Ferreira, a operação dos agentes até o momento no aeroporto é tranquila, e a multa só é aplicada em último caso.

“Os agentes de trânsito são orientados para que usem o bom senso, principalmente em uma situação como essa onde a fiscalização é nova. Então, como em qualquer outro lugar como em shoppings ou em frente a outros órgãos, o procedimento é sempre o mesmo, visando ao bom senso para que autue quando, de fato, não há condição de resolver o problema”, ressalta.

A SMT alerta que, por motivo de segurança em área federal, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), não recomenda que veículos fiquem estacionados na proximidades dos acessos de embarque e desembarque. O gerente afirma que o local possui sinalização adequada e visível.

“Está muito bem sinalizado. Toda a área de embarque e desembarque de passageiros, circulação, está muito bem clara a sinalização, tanto vertical como horizontal. Que é proibido parar e estacionar, limites de estacionamento, vagas de táxi. Então, está bem sinalizado”, garante Ferreira.

A principal recomendação da SMT é que as vagas de embarque e desembarque sejam utilizadas corretamente. Os veículos que permanecerem estacionados em local proibidos serão removidos e os respectivos condutores autuados.