Filho do pedreiro Francisco José Soares e da costureira Augusta Maria, Odilson José Soares nasceu em Ipameri em 7 de maio de 1927. Começou a trabalhar aos 6 anos de idade em sua cidade natal, engraxando sapatos. Graças às suas economias, pôde, com essa idade, ajudar a mãe a pagar uma máquina de costura que ela havia comprado.
- Morre Odilon Soares, conselheiro do Atlético Goianiense
- Atlético-GO divulga nota lamentando falecimento do ex-presidente Odilon Soares
Ainda criança entregava correspondências para a empresa Luz & Força na sua cidade. Aos 9 anos já era responsável pelo almoxarifado da fábrica de calçados Santa Cruz, de Ipameri. Aos 13 foi admitido no Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais. Em 15 anos de serviços prestados àquela instituição financeira, começou como contínuo e saiu como gerente.
Em Goiânia foi feirante (onde conservou muitos amigos do ramo); corretor de Imóveis (chegando a construir casas para vender nos Setores Aeroporto e Funcionários); cerealista e dono da rede de lojas Irmãos Soares, presente nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal e geradora de aproximadamente 800 empregos diretos tantos outros indiretos.
Irmãos Soares e paixão pelo Atlético-GO
A história da Irmãos Soares começou em 27 de dezembro de 1966, quando os irmãos Odilon e Elon adquiriram a Ferragista São Thomé. Naquele dia Odilon foi à Ferragista comprar uma torneira e saiu de lá dono da loja. No ano seguinte nascia a Irmãos Soares, começando, assim, um dos maiores sucessos do mercado de construção. Em Goiás a marca Irmãos Soares tem destaque. Foram 17 prêmios consecutivos de Share of Mind, que premia as marcas mais lembradas pelos entrevistados.
Dentre suas grandes paixões estava o Atlético Clube Goianiense. Em 1984 assumiu a presidência do time, colocando as contas em dia e tornando-o campeão em 1985 (nas categorias principal e de Base). Odilon se orgulhava em dizer que até uma equipe de futebol feminino que o Atlético possuía foi campeã naquele ano.
Foi grande benemérito do Clube. Tanto que, em Sessão Especial, a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás o homenageou em 18 de junho de 2007, como ex-presidente e membro da história do Atlético. Em 2004 recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Anhanguera, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás. Orgulhosa do filho, sua cidade de origem o homenageou com a Medalha Legislativa de Honra ao Mérito, em 2005.
Odilon José Soares construiu sua história de vida com verdadeira devoção a Deus, à família, ao trabalho e ao seu Estado; valorizando as amizades; honrando a palavra dada; respeitando e sendo útil ao próximo. Deixa eternas saudades. Um homem simples, justo e verdadeiro, será lembrado sempre como um grande vencedor.