A campanha Maio Laranja apresenta como principal objetivo o combate ao abuso e exploração sexual infantil. Na conversa, a jornalista Jéssica Dias recebeu especialistas que explicaram a origem da campanha e a importância do engajamento social acerca do tema.

Em 2022, a Lei 14.432 instituiu a abrangência nacional da campanha. Dessa forma, articula ações, atividades e campanhas de conscientização.

Para a discussão do tema, o Conexão Sagres desta quarta-feira (15) traz como convidadas a psicóloga Aliciana Oliveira de Freitas e a coordenadora psicossocial da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Aline Mariano.

Conexão Sagres

Nessa edição, que vai ao ar na Sagres TV 26.1, a partir das 18:00 nesta quarta-feira (17) e disponível no Youtube Sagres TV, as convidadas explicam o avanço da legislação de prevenção ao abuso e exploração sexual infantil, fazem alertas sobre as ameaças presentes no ambiente virtual, além de instruções para diálogos com as crianças, afinal, a temática ainda persiste como tabu em muitos cenários.

Assista ao programa na íntegra:

“Valide a fala da criança e do adolescente”, destacou Aline Mariano. Ela complementa que já atendeu adolescentes que diziam que seus responsáveis não acreditariam em seus relatos. Segundo a coordenadora, é importante que se crie um espaço seguro para que crianças e adolescentes sejam encorajados a compartilhar denúncias, caso necessário. Nesse sentido, a campanha Maio Laranja atua no encorajamento para as denúncias.

“Um dos objetivos da campanha é exatamente sensibilizar a sociedade de que a denúncia precisa ser feita”, complementou.

A discussão em torno do Maio Laranja está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa forma, é possível destacar o ODS 3 – Saúde e bem-estar, ODS 4 – Educação de qualidade e o ODS 16 – Paz, justiça e instituições fortes.

Confira outras edições do Conexão Sagres