O Conexão Sagres traz um resumo das notícias que tiveram repercussão em Goiás. Confira a lista das matérias da semana entre os dias 3 e 7 de agosto.

  • Balanço do Ministério da Saúde mostra que Brasil se aproxima de 100 mil mortes por Covid-19
  • Goiás registra 2.800 novos casos e 50 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas
  • Goiânia possui mais de 21.200 registros de infectados e 543 óbitos pelo novo coronavírus
  • Prefeito de Aparecida de Goiânia afirma que suspensão do isolamento social é um voto de confiança à população
  • No cenário político: Extratos bancários mostram que Fabrício Queiroz depositou na conta de Michelle Bolsonaro 21 cheques que somam 72 mil reais
  • Você também vai conferir o que foi destaque no Tom Maior desta semana

Covid-19

Goiás

O Estado registrou 2.859 novos casos de coronavírus e 50 mortes nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. Considerando os últimos seis dias, a média de novos casos por dia no estado é de 2.187. Já a média diária de mortes no mesmo período é de 47.

A taxa de letalidade caiu para 2,37% e agora, Goiás possui 83.274 casos confirmados e 1.974 mortes desde o início da pandemia. Já o número de pessoas recuperadas subiu para 73.551. Ainda segundo a pasta, são 144.229 casos suspeitos em investigação e outros 65.994 já descartados. No total, 56 mortes são investigadas e 937 foram desconsideradas.

Goiânia

Goiânia chegou a 21.254 casos confirmados de Covid-19 e 543 mortes, desde o início da pandemia. De acordo com informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, foram dois novos óbitos e 719 testes positivos nas últimas 24 horas na capital goiana. O número de curados subiu 18.563. Ainda segundo a SMS, são 400 pacientes internados na capital e 1.748 em acompanhamento domiciliar. Do total de infectados, 1.592 são trabalhadores da área da Saúde.

Aparecida de Goiânia

A Secretaria de Saúde de Aparecida informou que nas últimas 24 horas foram realizados 1.631 testes e foram confirmados 337 novos casos no município. No momento, Aparecida possui 1.195 casos ativos. De 14.567 casos confirmados, 13.145 estão recuperados e 222 pessoas morreram, sendo 9 registrados nas últimas 24 horas.

Suspensão do escalonamento em Aparecida

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, disse à Sagres 730 que o isolamento social no município teve um bom resultado e a população de Aparecida entendeu a necessidade dos cuidados e medidas de segurança. A declaração foi após a prefeitura de Aparecida anunciar a suspensão do escalonamento do comércio.

A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19, por videoconferência. Porém, as regras impostas para evitar a disseminação do vírus continuam, como utilizar máscara, manter o distanciamento social e utilizar o álcool gel.

“Nós éramos a única cidade que ainda estava com isolamento entendendo que ele é muito importante para reduzir a taxa de crescimento da Covid-19. Mas eu acredito que as pessoas compreenderam a necessidade de usar as máscaras e nesse sentido, eu fiz um apelo para que o comitê pudesse fazer uma avaliação e suspender o escalonamento”, afirmou o prefeito de Aparecida.

Secretaria da Retomada

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), sancionou nesta semana a lei que cria a Secretaria de Estado da Retomada. Em entrevista a Rádio Sagres, César Augusto Moura, responsável pela pasta, explicou quais ações e os principais objetivos na nova pasta criada pelo Governo Estadual.

O órgão terá a função de diminuir os impactos econômicos em consequência da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Secretário o intuito é “criarmos conexões para acelerarmos essa retomada, então o nosso foco é direcionado a tudo que possa acelerar a economia, a geração de emprego e renda.”

César Moura parabenizou o Governador Ronaldo Caiado (DEM) pela criação da Secretaria da Retomada e ressaltou a importância de buscar parceiras que fomentem as ações relacionadas a geração de emprego, renda e qualificação profissional que gerem desenvolvimento para regiões vulneráveis do Estado.

IPVA

O Governo de Goiás prorrogou até o próximo dia 14 de agosto o vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, e do Licenciamento Veicular do exercício de 2020 para veículos com placas que têm final de 1 a 6. O estado informou que a mudança no calendário de pagamento faz parte do pacote de ações para minimizar os impactos da pandemia do coronavírus e não será cobrado multa e juros. Os boletos com a nova data de vencimento podem ser emitidos no site do Detran.

Política

Reforma Tributária

Em entrevista ao Manhã Sagres nesta semana, a economista em finanças pública e sócia da consultoria de gestão Oliver Wyman, Ana Carla Abrão falou a Reforma Tributária e os impactos que as mudanças trarão para os brasileiros. Segundo ela, temas como Reforma Tributária ou Reforma administrativa são reformas que vão na direção de combater a desigualdade social no Brasil e também a atuação do Estado como reforçador da desigualdade.

Segundo ela, temas como Reforma Tributária ou Reforma administrativa são reformas que vão na direção de combater a desigualdade social no Brasil e também a atuação do Estado como reforçador da desigualdade. “Nós sabemos que nosso sistema tributário é desigual, ineficiente e regressivo, ou seja, quem ganha menos paga mais”, avalia.

Nesse sentido, Ana Carla destaca a Pec 45, que é a Reforma Tributária ampla. Ela tem como base estudos que o economista Bernardo Api vem fazendo há pelo menos uma década, que parte justamente da discussão da guerra fiscal.

Sagres em Tom Maior

Literatura

O escritor Altair Sales lançou nesta semana o livro Réquiem para o Cerrado – O simbólico e o real na terra das plantas tortas. A proposta da obra é contar, de maneira simbólica, a história do Cerrado ao longo da última década. Em entrevista ao Tom Maior, Altair explicou que a estratégia para cuidar do Cerrado foi uma mudança de linguagem, o que pode fazer a diferença em relação à preservação do bioma.

Com a geografia marcada por planaltos, o bioma abriga diversas nascentes e importantes áreas de recarga hídrica, desempenhando um papel fundamental para as principais bacias hidrográficas brasileiras e sul-americanas. Por esse motivo, é denominado como “berço das águas” ou a “caixa d’água do Brasil”.