O Conexão Sagres traz um resumo das notícias que tiveram repercussão em Goiás nesta semana. Confira a lista das matérias de destaque entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro de 2021.

  • Segundo infectologista, nova cepa da Covid-19 possui capacidade de transmissão maior que a anterior
  • Na política: Deputado Federal José Nelto confirma articulação do ministro Guedes contra renegociação das dívidas do Estado
  • Rubens Otoni, do PT, afirma que aprovação de Fundeb sem vetos é vitória contra Bolsonaro
  • Você também vai conferir o que foi destaque no Tom Maior:
  • Especialista alerta que disciplina está entre os desafios para alcançar o bem-estar financeiro em 2021
  • E você ainda vai entender como a alta de acidentes pressiona saúde em novo pico da pandemia

VACINA

A cerca de um mês para o início da campanha de imunização brasileira contra a Covid-19, segundo a previsão mais recente do Ministério da Saúde, mais de 30% da população em Goiânia não pretende se vacinar ou ainda está indecisa. É o que mostra a pesquisa divulgada pelo Grupom Consultoria e Pesquisa. 17,1% dos goianienses entrevistados relataram que não devem se vacinar e 15,4% preferiram não opinar sobre o assunto. Outros 67,5% afirmaram o desejo de participar da campanha de imunização. Ao todo, 553 pessoas responderam questionários de maneira online entre os dias 20 e 24 de dezembro deste ano em Goiânia. Moradores de 243 bairros da capital participaram do levantamento. Outro ponto importante debatido na pesquisa é que mais da metade (51,2%) dos moradores acreditam que a vacinação não deve ser obrigatória. Mas para 45,6% dos entrevistados a campanha deveria ser obrigatória. Outros 3,2% não quiseram opinar.

POLÍTICA

Sobre a eleição para presidente da Câmara dos Deputados e reforma no secretariado, um dos convidados do Sagres Sinal Aberto desta semana foi o deputado federal José Nelto, vice-líder do Podemos, que confirmou articulação do ministro da Economia, Paulo Guedes contra renegociação das dívidas do Estado;

O ministro do Supremo reduziu, via liminar, o tempo de inelegibilidade de políticos condenados e enquadrados na legislação. De acordo com a advogada Nara Bueno, a decisão subverte toda lógica constitucional, porque não se pode aplicar mudanças no mesmo processo eleitoral;

O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos a lei que regulamenta o novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Foram definidas novas regras para a distribuição de recursos à rede pública de educação básica. Quem fala sobre esse assunto é o deputado federal Rubens Otoni (PT), que afirma que essa aprovação sem vetos é vitória contra Bolsonaro.

2021

Após um ano repleto de imprevistos e mudanças de vida, 2020 finalmente está indo embora. Junto com a virada, vem a esperança de que os próximos 12 meses sejam melhores. O desafio para muitas pessoas é viver uma vida leve, mas, afinal, como ter bem-estar em todos os setores da vida? A especialista em Carreira e Bem-Estar Financeiro, Rebeca Toyama, ajuda a entender como alcançar este e outros objetivos em 2021.

COVID-19

A reabertura do comércio e o relaxamento das medidas de isolamento, levaram o Brasil a enfrentar um novo pico de mortes e contágios pelo coronavírus. O sistema de saúde está pressionado e as vagas em hospitais começam a faltar. Parte dessa pressão se deve também ao aumento do número de acidentes de trânsito desde a reabertura do comércio. Em entrevista ao Sagres Em Tom Maior o médico especialista em trânsito, Alysson Coimbra explica que a pandemia evidência antigos problemas do sistema de saúde brasileiro.