O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 12 a 17 de abril.

  • Novo decreto municipal proíbe as atividades não essenciais aos finais de semana;
  • Diretor-geral do Hcamp diz que o hospital já atendeu mais 30 mil pacientes em apenas um ano de funcionamento;
  • Governo de Goiás assina acordo devolvendo a autonomia à Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Decreto

O novo decreto com medida de combate à Covid-19 passou a valer na última quarta-feira (14/4). Rogério Cruz, prefeito de Goiânia, anunciou a decisão que proíbe o funcionamento de atividades não essenciais somente aos finais de semana. Durante os dias úteis podem operar, porém, com restrições de segurança em estabelecimentos com potencial para gerar aglomeração. No sábado e domingo, apenas atividades essenciais e religiosas podem executar suas atividades com até 30% da capacidade.

Saúde

Em apenas um ano de funcionamento o Hcamp realizou mais de 30 mil atendimentos. Em entrevista para à Sagres, o diretor-geral do hospital, o médico infectologista Guillermo Sócrates, explicou o porquê da internação de jovens com o novo coronavírus ter aumentado.

Educação

A devolução da autonomia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), foi firmada após o Governo de Goiás assinar o decreto do fim da intervenção da instituição. Em entrevista à Sagres, o secretário-geral da Governadoria, Adriano de Rocha Lima, esclareceu os pontos que levaram o governo a estabelecer esse acordo.

Camila Nogueira é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.