A edição #114 do Sagres Internacional tem a apresentação de Rubens Salomão e os comentários do professor de história e geopolítica Norberto Salomão. Neste episódio, você confere detalhes sobre o fim da era Castro em Cuba, após o anuncio de aposentadoria de Raúl Castro. Além disso, a repercussão da fala da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova. Otan, coronavírus na Europa e Emmanuel Macron também foram pauta.

Abre Aspas

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, discursou nesta última semana sobre a relação entre o país e os Estados Unidos. De acordo com a representante, as sanções apresentadas pelo governo americano contradizem Joe Biden e a tentativa de que ele mesmo comentou de ter uma relação amigável com Moscou.

“Os EUA não estão prontos para lidar com a realidade objetiva de um mundo multipolarizado. Alertamos os EUA diversas vezes sobre as consequências de seus passos hostis, que elevam perigosamente a temperatura do confronto entre nossos dois países. Este comportamento agressivo sem dúvida receberá uma refutação decisiva. É inevitável”.

Além disso, a Rússia já alertou que o país precisa reconhecer que os Estados Unidos é inteiramente culpado pela degradação da relação bilateral entre eles. A saber, Washington apresentou algumas sanções aos russos, visto que são suspeitos de interferência nas relações norte-americanas. Europeus negam.

Ouça o podcast:

Tema do dia

Acabou a Era Castro em Cuba. Na última sexta-feira (16), o ex-presidente do país Raúl Castro anunciou aposentadoria política e saída da liderança do Partido Comunista. Sendo assim, após Fidel Castro, sai o último da família a deter o poder em Cuba.

“Nada me obriga a tomar essa decisão. Creio firmemente na força e na importância do exemplo e na compreensão dos meus compatriotas. (…) Ratifico neste congresso do partido a vontade de desenvolver um diálogo respeitoso e construir um novo tipo de relação com os EUA sem que, para isso, se tenha de renunciar aos princípios da revolução e ao socialismo”, salientou Raúl.

Cuba está sob o sistema desde 1959, quando Fidel Castro declarou que a revolução cubana teve cárater socialista. Dessa forma, Raúl também renunciará, em poucos dias, ao cargo de Primeiro Secretário de Cuba. Portanto, o cotado para assumir seu lugar é o presidente cubano Miguel Díaz-Canel.

Outros temas abordados nesta edição
  • Aliados da Otan vão começar a retirar soldados do Afeganistão em 1º de maio;
  • Covid-19: Europa ultrapassa 1 milhão de mortes e Índia prepara novo lockdown em Mumbai, diante de recorde de casos;
  • Primeiro-ministro da França ironiza uso de cloroquina no Brasil em resposta a deputado e recebe aplausos.
Músicas tocadas nesta edição

El Cuarto De Tula – Buena Vista Social Club

Cancion del elegido – Silvio Rodriguez

A Cuba – Víctor Jara

Y en eso llego Fidel – Carlos Puebla

Patria y Vida – Yotuel, Gente De Zona, Descemer Bueno, Maykel Osorbo, El Funky

Confira a música mais tocada na Arábia Saudita

Maro – İvan Aslan

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceira com Iphac e a Unialfa, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.