Em algumas cidades as salas de cinema continuam fechadas devido a pandemia do novo coronavírus. Mas isso não impede que você aproveite bons filmes. Com os lançamentos de longas e séries nas plataformas de streaming é possível se divertir sem sair de casa. E para ficar por dentro das novidades o Cinemateca Sagres traz uma lista de opções.

As dicas se iniciam pela plataforma Netflix. A primeira indicação é para quem gosta de ficção científica e temas relacionados ao universo. A 2ª temporada de Marte é uma boa pedida para o final de semana. Juntando vida real e ficção, a série dramática retrata um grupo de astronautas em uma missão espacial: povoar o planeta vermelho em 2033. A obra é uma produção da National Geographic, baseado no livro De Mudança para Marte, do escritor norteamericano Stephen Petranek.

Outra opção, na mesma plataforma, é Era Uma Vez um Sonho, que tem como enredo a vida de J.D Vance, um ex-fuzileiro naval e estudante de direito que vê o sonho do emprego ideal ser interrompido por crises familiares. Por esse motivo, o personagem vivido por Gabriel Basso, retorna à sua cidade natal e embarca em uma viagem de autoconhecimento e aceitação, a partir dos ensinamentos da avó e a difícil relação com a mãe.

Já para quem prefere ação, a Netflix lança o filme Mosul. O título do longa é o nome da segunda maior cidade do Iraque, e cenário para o filme de. O enredo mostra a história de um jovem policial salvo por paramilitares iraquianos, que se unem para combater o Estado Islâmico. A cidade é dizimada pelo grupo terrorista. Assim, o exército iraquiano, formado por xiitas, sunitas, curdos e cristãos tentam deixar as diferenças de lado e libertar o país.

Com a mesma pegada de Monsul, A Fera é um filme original Netflix recheado de ação, aventura e perseguição policial. Em busca de sua filha sequestrada, um veterano das Forças Especiais entra em uma perseguição aos sequestradores, mas vira um dos suspeitos pelo crime. Além disso, Leônidas Riva vivido por Fabrizio Gifuni, devido seu trabalho não tem uma boa relação com seu filho mais velho, situação que o faz carregar uma culpa.

E tem filme estreando para os assinantes da Amazon Prime, Até o Último Homem. Uma história sobre guerra que é protagonizado pelo soldado Desmond Doss, que por motivos pessoais e religiosos, se recusa a pegar em armas e matar pessoas durante a Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, na Batalha de Okinawa, Desmond trabalha na ala médica e salva mais de 70 soldados. Esse ato o fez ser o primeiro Opositos Consciente da história dos Estados Unidos a receber Medalha de Honra do Congresso. O enredo é baseado em uma história real.

E para quem quer uma opção mais leve, a dica é o longa-metragem, original da Amazon Prime, Locas por el cambio. O filme acompanha a vida de uma mulher chamada Paula, que é cheia de privilégios que a levaram a ter uma vida tranquila, mas ela não se sente exatamente feliz. Já a vida de Paulina, é exatamente o contrário. Ela experimentou uma vida difícil e se sente sobrecarregada com todas as responsabilidades que tem. Tudo mudará em um dia fatídico, em que elas se colocarão no lugar da outro e descobrirão que nem tudo é o que parece.

Além disso, também tem história de superação na Amazon, com o filme Lion – uma jornada para casa. O longa é baseado em uma história real de superação, que denuncia uma mazela social. Estrelado por Garth Davis e Nicole Kidman, o filme conta o a história de Saroo Brierley que, 25 anos depois, é atormentado por um passado do qual mal se lembra. E resolve ter com a família biológica novamente.

Já para os assinantes de Telecine Play tem o filme Gangues de Londres. A trama é situada em uma Londres repleta de gangues onde o chefe de uma das maiores e mais violentas facções é assassinado. Esse vácuo de poder ameaça então a frágil trégua que havia entre os tantos grupos do submundo. O filme é dirigido e roteirizado por Rapman e é uma realização da BBC Films, DJ Films e Joi Productions.

Para finalizar o Cinemateca Sagres desta semana, tem o filme A Jornada. No enredo, a história de uma astronauta francesa em treinamento, que é convocada para uma missão oficial. Por conta disso, ela precisa deixar sua filha de apenas sete anos com o pai e seguir viagem para o espaço junto com outros dois homens, um americano e outro russo. Desde o anúncio de sua convocação e até mesmo depois de sua partida, ela passa a lidar diariamente com as grandes dificuldades de ser uma mulher em um mundo dominado por homens. Acontece que esses companheiros de viajem são muito insensíveis e são incapazes de compreender os sentimentos ligados à maternidade e também ao íntimo feminino.