Foto: Divulgação

Um dos maiores eventos de música instrumental do país, o Goyaz Festival 2018 começou nesta quinta-feira (26). Quem abriu a temporada de espetáculos foi a Orquestra Filarmônica de Goiás, sob regência do maestro britânico Neil Thomson. Com um repertório cinematográfico, o concerto teve início às 20h30. 

No repertório, finas composições como Protofonia, de Carlos Gomes; Suíte, de Grier; Farandole, de Bizet; Cavalaria Ligeira, de Suppé; e Finlândia, de Sibelius. Para fechar a apresentação com chave de ouro e elevar a energia do público, a Orquestra fez seleções especiais de músicas do filme Chicago compostas por Ebb e Kander. 

A entrada do evento é gratuita, mas os ingressos são limitados para 700 pessoas por show. Para garantir um lugar nos espetáculos, será distribuída a pulseira correspondente ao dia do show. Cada pessoa pode retirar até quatro pulseiras por CPF na bilheteria do Teatro Goiânia, a partir das 10h. Quem não conseguir adquirir a pulseira, poderá acompanhar a transmissão ao vivo do festival no lounge montado na Vila Cultural, atrás do teatro.

Um caleidoscópio de sons 

Nesta 8ª edição, o Goyaz Festival terá um mix de sons regionais, nacionais e internacionais, que vão do Jazz à World Music. O compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal é uma das grandes atrações. Considerado “um mago” na música mundial pelos seus múltiplos talentos, o musicista vem à capital em turnê especial para apresentar o novo álbum duplo “No Mundo dos Sons”. Hermeto Pascal & Grupo se apresenta no dia 27 de abril (sexta-feira), a partir das 22h30. 

Ainda na sexta-feira de festival, outra grande atração é David Feldman, um dos maiores pianistas brasileiros de Jazz da atualidade. O músico vem muito bem acompanhado com Kiko Freitas, na bateria, e Jorge Helder (parceiro de Chico Buarque) no baixo acústico. David Feldman Trio fará um belo show com repertório autoral e de grandes nomes da música brasileira e sobe ao placo do Teatro Goiânia a partir das 21h. 

Entre as atrações regionais do festival está Marcelo Maia, reconhecido pela música popular instrumental brasileira. O artista criou um projeto junto com a Banda do Pençanha, que é composta por músicos jovens do curso técnico de Música do IFG. O repertório conta com músicas autorais tocadas por instrumentos de orquestra erudita. Esta atração abre o festival na sexta-feira, a partir das 20h. 

Já no sábado (27), quem promete agitar o festival é a banda Funqquestra com uma apresentação inusitada que une a música instrumental a ritmos populares. É a diversão do funk, o improviso do jazz e a originalidade brasileira de uma orquestra que dá o tom deste coletivo musical. Fãs da mistura e troca de experiências ainda terão uma surpresa nesta apresentação. A banda recebe no Goyaz Festival a participação especial do Coró de Pau, coletivo goiano que há mais de 15 anos promove a percussão tradicional e cultura popular gratuitamente na cidade. Juntos, farão uma festa no final do show com requintes de carnaval e riqueza da percussão brasileira. O grupo se apresentará no sábado, a partir das 22h30.

Programação

27/04 (sexta-feira) 

20h – Marcelo Maia e Banda do Peçanha 

21h – David Feldman Trio 

22h30 – Hermeto Pascoal & Grupo  

28/04 (sábado) 

20h – Bruno Rejan 

21h – Michael Pipoquinha com participação especial de Arismar do Espírito Santo 

22h30 – Funqquestra

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/436164000&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}