Você já parou para pensar como um método, que tem como fundamento uma vida com pausas, descanso e manter-se em contato com dispositivos restaurativos pode contribuir para vivermos bem melhor e mais saudável?

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta quinta-feira (29) a psicóloga social, jornalista e idealizadora do método no Brasil Miila Derzett explica o que é a yoga e como se dá a prática desse tipo de exercício que envolve corpo e mente.

“Yoga é uma filosofia de prática milenar, também é o resíduo de uma prática, pode ser prática das costuras, respiratórias, pode ser pegar um livro clássico e ficar lendo, fazendo uma autoanálise, um autogerenciamento dos meus comportamentos e pensamentos, das minhas emoções e pensamentos através desses princípios éticos, que nada mais são que dicas para a gente sofrer menos e levar menos sofrimento aos outros,” explica.

O método foi idealizado em 2008 pela jornalista para a prática de âncoras de relaxamento para uma reestruturação cognitiva a partir de estudos sobre a ciência e a filosofia da pausa, do descanso e dispositivos que geram segurança ao organismo.

Em suas porções práticas, a yoga restaurativa utiliza posturas ensinadas por Judith Hanson Lasater, adaptando a elas os fatores que acionam a resposta do relaxamento, matérias que oferecem suporte emocional com repercussões mentais profundas, ritual de aplicação e toque com intenção de reestruturar laços a partir do afeto e diálogo após prática com presença e acolhimento.

“O método restaurativo é construído com diversas epistemologias. Eu junto vários tijolos, na psicologia de estudo comportamental eu trago vários aspectos para treinar como, compaixão, empatia. Eu trago da yoga a questão postural, mas também a questão de toda filosofia do espaço, essas questões éticas, exercícios respiratórios. Também trago estudo da filosofia e antropologia para que a gente consiga se territorializar mais nessa prática no Brasil e do contexto que a gente vive aqui”, comenta a psicóloga.

Conheça as aulas a seguir

Método Yoga Restaurativa – Savasana – Aula 2

Yoga Restaurativa para idosos / terceira idade / Meditação deitada

LIVE – Imunidade

Método fácil para fazer em casa

1- Procure um local confortável. Pode ser no tapete da sala, no sofá ou na sua cama;

2- Vamos precisar de 4 mantas, uma toalhinha pequena e um almofadão;

3- Coloque a manta de forma confortável debaixo da cabeça. Quanto mais macia a manta melhor.;

4- Coloque uma almofada grande debaixo dos joelhos, ou dois travesseiros;

5- Faça um rolinho com uma das mantas e dê suporte aos tornozelos;

6- Toalhinha nos olhos, desliga o telefone, avisa em casa que você foi se conectar com seu momento e 20 min na postura.

Confira a entrevista na íntegra a seguir no STM #130

TALITA SOUZA é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com a IPHAC e a Faculdade Fasam Sul-Americana sob a supervisão do jornalista Johann Germano.