Você sabia que umas das primeiras escolas de samba paulistana foi criada por uma mulher? A Lavapés foi fundada em 1937 por Deolinda Madre, a madrinha Eunice. O primeiro desfile só aconteceu 18 anos depois, em 1955, no Parque Ibirapuera.
“Na década de 1930 tinha muita discriminação com mulheres e negros. E ela, com toda sua firmeza e altivez, montou uma escola”, disse Rosemeire Marcondes, neta de Madrinha Eunice, em entrevista ao portal de notícias UOL.
Nascida na cidade de Piracicaba em 1909, Deolinda, filha de negros alforriados, mudou-se com a família para a capital ainda criança, na região do Bairro da Liberdade. Estudou apenas até o quarto ano e, ainda criança, Deolinda começou a vender frutas na região central, chegando, quando adulta, a possuir quatro barracas grandes pela região, fato que contribuiu para o estreitamento de seus laços com a comunidade, resultando mais tarde na grande influência que teria no universo do samba.
“Quando chegava o fim do ano, ela juntava o dinheiro de novembro, dezembro e janeiro para fazer o carnaval e sustentava todos nós com o dinheiro das vendas de limão”, lembra Rose em entrevista ao UOL.
Inspiração
Foi após acompanhar o carnaval no Rio de Janeiro em 1936, que Madrinha Eunice, decidiu fundar a Lavapés, aquela que seria a escola de maior importância na capital, ao menos até o final da primeira década do Século XX, ocupando depois o importante papel de grande mãe das demais escolas de São Paulo.
Segundo a neta, Deolinda chegou a compor sambas e adorava cantar. Ela lutou pela oficialização e reconhecimento do carnaval paulistano e era a única mulher no comando de uma escola naquela época. Quando o marido, conhecido como Chico Pinga, pediu que ela escolhesse entre ele e a escola, ela ficou com o samba e preferiu se separar.
Homenagem
Madrinha Eunice morreu em abril de 1995, de complicações decorrentes do diabetes. Em sua homenagem, uma estátua dela está localizada na Praça da Liberdade, em São Paulo (SP).
Criada pela artista Lídia Lisboa, a estátua em bronze de 1,7 metros de altura por 60 centímetros “dança” de saia rodada, turbante, colares e pulseiras nas proximidades do local onde, há 86 anos, Madrinha Eunice criou a escola de samba mais antiga de São Paulo ainda em atividade.
Títulos
A Lavapés é maior campeã entre as escolas de samba de São Paulo, possuindo 20 títulos no total, todos conquistados antes da oficialização do carnaval em 1968. Foi campeã hegemônica de 1941 a 1958 e também conquistou os títulos de 1961 e 1964.
Já foi sete vezes campeã do Grupo Especial; porém, com o passar do tempo, a escola não acompanhou a evolução das concorrentes e acabou rebaixada até parar no ultimo grupo de desfiles da UESP.
Hoje rebatizada como Lavapés – Pirata Negro, a escola é presidida pelo ator e ativista cultural Ailton Graça.
*Com informações do Portal de Notícias UOL
Leia mais: