Num momento em que a discussão pelas condições do futebol feminino no Brasil foi suscitada nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, um time goiano se destaca nas competições nacionais e estaduais: o Aliança Futebol Clube.

O Aliança é uma equipe de futebol amadora que trabalha exclusivamente com o futebol feminino. Atualmente, o clube tem como característica a revelação de jogadoras, tendo elencos nas categorias de base e atuando não só no futebol de campo, como também no futebol de salão, no futebol society e no futebol de areia.

No campo, o time é o atual campeão goiano e o único representante do estado de Goiás na Copa do Brasil de Futebol Feminino, que começou na última quarta-feira, dia 24. Nas categorias de base, o futebol de salão se destaca, o Aliança tem times no sub15, sub17 e também no sub20.

Dificuldades

Apesar do trabalho de destaque a nível estadual, a equipe de futebol feminino sofre da falta de apoio da comunidade futebolística. O presidente e técnico do clube, Luiz César, conta que a instituição não tem nenhum tipo de apoio financeiro e, por isso, o trabalho feito pelas atletas é completamente voluntário.

As dificuldades vão desde viagens para competições, até lugar para treinar. A equipe atua em parceria com empresas e colégios para utilizar os espaços para treinamento durante a semana. No futebol de salão, os treinos acontecem na quadra do Colégio Estadual Pedro Gomes e, no campo, o presidente tem parceria com o SINT-IFESgo, sindicato dos trabalhadores técnico-administrativos em educação das instituições federais de ensino superior de Goiás, e utiliza o clube do sindicato para a realização dos treinos.

Viagens e competições

Na logística de viagens para competições, o cenário já foi muito pior. Atualmente, a CBF dá suporte aos clubes para que possam viajar. No último campeonato brasileiro, a confederação custeava passagens aéreas, hospedagem e alimentação. Na Copa do Brasil, o custeio vem de forma financeira.

Falando em Copa do Brasil, o Aliança entrou em campo na tarde da última quarta-feira para o jogo de ida da primeira fase da competição. As meninas enfrentaram o Cresspom-DF, no Estádio Maria Abadia, em Ceilândia, e foram derrotadas pelo placar de 7×0. O regulamento da competição é igual ao da masculina e, por isso, as meninas ainda terão o jogo da volta para tentar reverter o placar.

A partida será realizada na próxima quarta-feira, dia 31, às 15h, no Estádio Antônio Accioly, casa do Atlético. A entrada será aberta ao público, que terá que trocar o ingresso por dois pacotes de gelatina. O clube doará toda a quantidade arrecadada para uma instituição de caridade.

Ainda no calendário desta temporada, o Aliança tem o Campeonato Goiano de futebol de campo pela frente, na categoria adulta. A previsão de início da competição é para o final de setembro e a equipe campeã garante vaga para a Copa do Brasil do próximo ano.