Você já ouviu falar em aromaterapia? Também conhecida como aromoterapia, é uma prática que utiliza óleos essenciais e fragrâncias naturais para promover o bem-estar físico e emocional. Para entender mais sobre o assunto, o Sistema Sagres do Comunicação recebeu no Tom Maior a aromaterapeuta Raquel Galiazzi.

De acordo com a especialista, a aromaterapia é uma prática integrativa e complementar em saúde, que faz parte das ações dessa natureza desde 2018. “Todos podem se beneficiar com a aromaterapai, desde os bebês, a partir dos três meses de idade, até os idosos. Os únicos cuidados que a população deve ter é com os públicos com alguma restrição, como cardiopatas. Gestantes também devem ter cautela”, explica.

Raquel Galiazzi destaca que entender qual óleo essencial comprar, a marca e buscar um especialista para guiar esse tratamento é um diferencial para trazer os benefícios. “É muito importante estar atentos sim à questão da qualidade. Observar se é um óleo essencial e não uma essência, porque ainda há confusão sobre isso. Essência não tem o poder terapêutico”, defende.

Outra atenção importante que a pessoa deve ter é com relação a alguma alergia. A aromaterapeuta ressalta que alguns produtos possuem restrições ainda com a exposição solar. Então, é necessário ter atenção.

“Tomar cuidados também com os frascos do óleo essencial, para não ficar exposto ao sol, ou ambiente muito quente e úmido, porque pode afetar a sua ação ou o grau terapêutico”, esclarece.

Assista à entrevista completa a seguir:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem-Estar

Leia também: