Organizada por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a Copa Quilombola de futebol foi encerrada neste domingo (26/06), em Cavalcante. Após partidas disputadas, as equipes Vão do Moleque (Cavalcante) e João Borges Vieira (Uruaçu) comemoram os títulos, respectivamente, no masculino e feminino.

A equipe João Borges Vieira, de Uruaçu, foi a grande campeã feminina da Copa Quilombola. O time venceu o Goiânia Sul, de Abadia de Goiás, por 1 a 0, e com quatro pontos, terminou na primeira posição do triangular final. A decisão masculina, entre Vão do Moleque (Cavalcante) e Ana Laura (Piracanjuba), terminou empatada em 1 a 1. Nas penalidades, a equipe da casa venceu por 6 a 5.

Após defender uma penalidade, o goleiro Wellington “Amarelo”, de 28 anos, foi para a cobrança e garantiu a festa da torcida. “Dedico essa vitória à nossa comunidade Kalunga do Engenho, Vão do Moleque, que nos recebeu muito bem, e ao governador Caiado por ter proposto essa copa pra gente”, afirmou o atleta.

Município com a maior comunidade remanescente de quilombos do Brasil, Cavalcante foi escolhida para ser a sede do último final de semana de disputas, após seis etapas (Piracanjuba, Posse, Niquelândia, Pirenópolis, Iporá e Alto Paraíso).

Os campeões regionais receberam materiais esportivos como premiação, enquanto os campeões da última etapa receberam como prêmios instrumentos musicais, como viola e berimbau, entre outros.

O evento foi fomentado pelo Fundo de Proteção Social (Fundo Protege), em ação do Goiás Social, projeto do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a Copa Quilombola reuniu na fase final três equipes femininas e seis times no masculino.

*Com informações da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel)