A Guarda Mirim de Aparecida de Goiânia participou do movimento World Clean Up Day 2022, o Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (17). O objetivo é mobilizar a população para a preservação ambiental e descarte correto de resíduos sólidos.

Rafael Freitas, que é membro do Instituto Plantadores de Água, destacou que o Dia Mundial da Limpeza, um evento que ocorre em mais de 190 países, é extremamente importante para mobilizar as comunidades sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Leia também: Exposição fotográfica em alusão ao Dia Nacional do Cerrado começa neste domingo, 11, em Aparecida

“É uma data simbólica e a ideia principal é mobilizar as populações. Precisamos que as pessoas adotem boas práticas de sustentabilidade e façam de forma correta o descarte do lixo, separando aquele material que é reciclável e que é possível trabalhar”, afirmou Rafael.

As crianças e os adolescentes do Projeto Guarda Mirim se voluntariaram para sair pelas ruas e recolher materiais descartados pela população, como garrafas, fragmentos de plásticos, papel, tampinhas, sacolas, entre outros. A ação começou a partir das 8h.

Mas antes de sair pelas ruas do Setor Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia, os voluntários receberam orientações para saber a forma correta de agir durante a coleta. “Primeiro, nós orientamos como fazer o mutirão da limpeza na comunidade, com um saco plástico, utilizando luvas, mantendo atenção e cuidado para evitar acidentes como cortes. Outra parte da orientação foi sobre como separar os materiais, principalmente, aqueles que são recicláveis”, explicou Rafael Freitas.

Voluntários da ação

Uma das voluntárias foi a estudante Marcela Pereira Campos, de 15 anos de idade. A jovem contou que gostou de participar da campanha e que a iniciativa serve de exemplo para toda a população.

“Esse momento foi muito bom, a gente notou que infelizmente estamos em uma área em que as pessoas não preservam e jogam muito lixo. Quem vê o projeto recolhendo esse lixo todo deve abrir os olhos e perceber que a mata é um local que a gente precisa preservar”, pontuou.

O material coletado passará por uma triagem, onde os produtos recicláveis serão separados e destinados às cooperativas. Ao todo, foram recolhidos sete sacos com cerca de 100 litros de resíduos.

O Carlos Antônio Moura, de 13 anos, também se voluntariou. O adolescente disse que a população pode se inspirar e aprender com a Guarda Mirim de Aparecida de Goiânia. “Lugar de lixo é no lixo e todos devem se preocupar com a preservação da natureza. Não é difícil aprender e fazer sua parte, assim como a gente aprendeu hoje”, disse.

Segundo o comandante da Guarda Mirim, Mizael Martins, esse é um momento de aprendizado para as crianças, que vão fazer o papel de multiplicadores e passar para os pais e amigos os conhecimentos adquiridos durante a ação. “É muito importante, eles vão crescer com essa noção de como fazer o descarte correto do lixo”.

O Dia Mundial da Limpeza

A data é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia. A ação realizada neste sábado (17) é a 5ª desde o início da campanha, em 2018. De lá para cá, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.

Leia mais: