Vai até o dia 8 de março de 2013 o prazo para inscrição ao cargo de Conselheiro Tutelar em Goiânia. As inscrições serão recebidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia.
As vagas são para o preenchimento dos Conselhos Tutelares de todas as regiões da capital (Centro-Sul, Norte, Leste, Oeste, Noroeste e Campinas). Ao todo, serão preenchidas cinco vagas para membros titulares e cinco para suplentes para cada um dos seis Conselhos Tutelares existentes.
De acordo com a presidente da comissão eleitoral, Genivalda Cravo, o candidato precisa ter mais de 21 anos de idade e ter ensino médio completo, além de apresentar uma série de certidões e requisitos. “O candidato deverá comprovar que mora no mínimo há dois anos na capital e provar que tem trabalhos efetivos com criança e adolescente”, afirma.
No dia 24 de março de 2013 os candidatos passarão por uma prova, e no dia 26 de maio acontecerá a eleição. A presidente Genivalda Cravo ressaltou que os conselhos tutelares tem um papel importante na sociedade.
“É importantíssimo do ponto de vista de verificar se aquela criança ou adolescente está sendo atendido nas suas necessidades, conforme dita o Estatuto da Criança e do Adolescente. Nós temos muita denúncia de negligência, de violência, e o Conselho Tutelar é fundamental como suporte para a educação e para a família”, declara.
Todos os eleitores registrados um ano antes no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) podem votar. O período no Conselho vai até 2015. – Com repórter Izadora Louise.