(Foto: Sagres TV)

O Setor Bueno é o campeão de registro de casos de covid-19 em Goiânia, com 20 pessoas contaminadas, atrás do Setor Oeste, com 18 confirmações. A posição dos dois bairros se inverteu, pois na semana passada o Oeste tinha 14 casos contra apenas 8 no Bueno. Apesar de a maioria dos contaminados ainda estarem nos bairros da região central da capital, a segunda novidade da semana de acordo com o monitoramento realizado pela Plataforma Web Covid Goiás, do Laboratório de Processamento de Imagens e Georreferenciamento da UFG (Lapig/UFG), mostra que a doença chegou na periferia de Goiânia, em especial em bairros das regiões Noroeste e Norte.

Em entrevista à Sagres 730 nesta quarta-feira (15), o professor Rherison de Almeida chama a atenção para a mudança ocorrida nesta última semana e informa que o número de bairros com registro de casos aumento de 31 para 55. “No dia de 6 de abril era evidente que os casos de covid-19 se concentravam em setores mais nobres. Hoje, ainda está concentrado nessas regiões, porém também está presente nos bairros mais afastados do município, como em setores na região noroeste e oeste, como Cândido de Moraes, Recando do Bosques, Capuava”, disse.

Rherison de Almeida afirmou que houve uma mudança na forma de transmissão nesta semana, a maior parte dos casos confirmados em Goiânia são por transmissão comunitária. “Na semana passada os dados indicavam que as formas de transmissão eram por viagens ao exterior ou para região sudeste”, afirmou. “Agora estamos observando que os casos confirmados por pessoas que não realizaram nenhum tipo de viagem para fora de Goiânia, é o triplo das que fizeram algum tipo de viagem”.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/799252816&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

plataformaCasos no Estado de Goiás | Última atualização em: 14/04/2020 (Fonte: Plataforma Web Covid Goiás)

Isolamento social

O número de casos de covid-19 registrou o maior crescimento nesta terça-feira (14). Foram 284 confirmações contra 233 da segunda-feira (13), aumento diário de 21,89% (51 a mais em um dia). O número de óbitos permanece em 15. A velocidade de crescimento se mantém em aceleração na última semana, com progressão geométrica a cada sete dias. Em 6 de abril, por exemplo, havia 119 casos confirmados em Goiás, número que mais que dobrou ontem.

O movimento nas ruas de Goiânia nesta semana diminuiu em relação à semana passada, a julgar pelos números do transporte coletivo. Segundo a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), na quarta-feira (8), último dia útil da semana passada – na quinta-feira começou o feriado da Semana Santa – houve 132.977 validações de sitpass. As validações caíram para 130.583 nesta segunda-feira e para 124.947 nesta terça-feira. Uma queda de 6% no movimento de ontem em comparação com o dia 8.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença