A vereadora por Aparecida de Goiânia Valéria Pettersen (MDB) aguarda o sinal verde do prefeito de Goiânia para assumir a Secretaria Municipal de Educação (SME) da capital. Ela foi convidada pelo próprio Rogério Cruz (Republicanos) em reunião nesta terça-feira (16).

“Estamos aguardando ajustes do prefeito e a organização aí em Goiânia”, afirma. “Já conheço o prefeito desde a atuação dele na Câmara Municipal de Goiânia, ele foi membro da Comissão do Plano Diretor”, relembra.

Eleita vereadora em 2020 por Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen é ex-secretária de Educação do município na gestão de Gustavo Mendanha e de Captação de Recursos na administração de Maguito Vilela.

A principal preocupação de Valéria Pettersen em relação à Educação em Goiânia é a quantidade de vagas na educação infantil. “Temos um déficit muito grande de creches, não só em Goiânia mas em toda a Região Metropolitana. Esse é um desafio. Ampliar a quantidade de vagas na escola integral”, enumera.

Valéria Pettersen também destacou que são necessários avanços na área tecnológica da Educação em tempos de pandemia. Ela disse que o momento não é de retorno das aulas presenciais, e sim da busca pela vacina.

“Primeiro a gente precisa se preocupar com a vacina, ter responsabilidade com a vida. É um momento grave, não só de Goiânia, do Estado, mas do país. E responsabilidade passa por vacinação da equipe das escolas, dos servidores da Educação, não só de professores. Não dá para tomar uma decisão aleatória. É muito grave pensar em um retorno de aulas presenciais quando estamos em um teto tão alto de contaminação”, conclui.

Caso assuma a Pasta em Goiânia, o suplente de Valéria, Arnaldo Leite (MDB), ocupará sua cadeira na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. Atualmente ele é secretário executivo de Mobilidade no município.