Foi adiado para este sábado (12) o acordo entre as 195 nações que participam da 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP 21), que acontece desde o dia 30 de novembro, em Paris. O anúncio foi feito pelo governo francês, que preferiu dar mais tempo para consultas às delegações nesta sexta-feira (11), para que seja posteriormente aprovado em plenário.

De acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros Francês, Laurent Fabius, “As coisas estão indo na direção certa”, e acrescentou que espera ter condições de apresentar uma versão final do acordo ainda nesta sexta, e deve ser oficializado até o meio-dia deste sábado.

A conferência, sediada há duas semanas em Bourget, no norte da capital Francesa, tem como objetivo chegar a um acordo global para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. A decisão substituirá o Protocolo de Quioto, que vigora desde 2005 e que era válido apenas para países desenvolvidos, do qual nem Estados Unidos nem China, maiores poluidores mundiais, participavam.

Fonte: Agência Brasil