COP28 abre espaço para fé e espiritualidade a favor da sustentabilidade

Foto: Vinicius Tondolo/Sagres Online

Pela primeira vez na história das COP´s, a organização preparou um espaço dedicado à fé e à espiritualidade. O espaço destaca o compromisso e o poder da inclusão, reunindo líderes religiosos, autoridades e cientistas, além de incentivar o diálogo intergeracional com jovens e representantes indígenas. A iniciativa teve um investidor indiano que fomentou a necessidade de trazer a fé como espaço de debate.

A inauguração oficial ocorreu neste domingo (3), com a participação de líderes religiosos mundiais para discutir o papel das comunidades de fé e das instituições religiosas no enfrentamento da crise climática. Além das autoridades dos Emirados Árabes, SadGuru e Papa Francisco foram presenças na programação do espaço. O indiano esteve nos primeiros dias e o segundo fez participação virtual devido a problemas de saúde que o impediram de viajar até Dubai.

Reconhecendo que mais de 84% da população mundial se identifica com algum tipo de fé, é inevitável reconhecer que estas perspectivas façam parte das decisões e acordos estabelecidos nas rodadas de negociação de educação, financiamento, saúde, meio ambiente e outros. O Pavilhão da Fé busca unir o humano e o espiritual com representantes, comunidades e instituições religiosas em apoio à ação climática e aos objetivos delineados no Acordo de Paris.

Na programação da Sagres TV, nós conversamos com a Carine Josiéle, uma brasileira que foi uma das convidadas a palestrar no pavilhão sobre resiliência e juventudes. Este fato reconhece o poder e a força da espiritualidade como suporte e orientação à construção de sociedades, relações e trabalhos mais sustentáveis, mais justos, mais inclusivos e mais acolhedores, fundamentadas no saber, no aprender, no inspirar e no compartilhar.

[COP À COP]

– MAIS DE 120 PAÍSES endossaram a Declaração sobre Clima e Saúde da COP28 em 2 de dezembro, durante a Cúpula Mundial de Ação pelo Clima. Foi mobilizado um financiamento de US$ 1 bilhão para a saúde climática. A Presidência da COP28 colaborou com o Secretário-Geral da ONU para mobilizar novo apoio à iniciativa “Alertas Precoces para Todos”, com o objetivo de cobrir 100% do globo com sistemas de alerta precoce até 2027.

A YOUTH CLIMATE MOUVIMENT (Movimento Climático Jovem) lançou o Estatuto Global Jovem com demandas de crianças e jovens de mais de 160 países. O documento foi validado, em novembro de 2023, durante a Conferência Jovem. A intenção, além de incluir os jovens nos debates, é que suas demandas sejam inseridas na carta final da COP28.

PAÍS EM FESTA… durante os primeiros quatro dias de COP28, os Emirados Árabes Unidos também celebram os 52 anos de sua unificação. Ao todo sete emirados acordaram em formar um único país: Abu Dabi, Ajmán, Dubai, Fuyaira, Ras al-Jaima, Sarja e Umm al-Qaywayn. Bahreim e Qatar não quiseram fazer parte e se tornaram independentes. Em pouco mais de cinco décadas, os EAU deixaram de ser um deserto para se tornar uma potência mundial em turismo, economia e agora se apropriam da sustentabilidade para reformular sua própria história.