Estádio Centenário, situado em Montevidéu, no Uruguai. (Foto: Divulgação)

A FIFA foi criada em 1904, mas só conseguiu realizar a primeira Copa do Mundo 26 anos depois. Antes, o torneio olímpico de futebol era o único evento intercontinental no esporte. O Uruguai venceu os torneios de 1924 e 1928. Candidatou-se para sediar a primeira Copa e acabou ganhando a indicação.

Assim como na final dos Jogos Olímpicos de 1928, a Argentina  foi a adversária do Uruguai na final da Copa de 30. O Uruguai ganhou por 4 a 2. No primeiro tempo, o jogo foi disputado com uma bola de fabricação argentina e terminou com a vantagem da Argentina por 2 a 1. No segundo tempo, com bola de fabricação uruguaia, o Uruguai marcou mais 3 gols e ganhou o jogo e a Copa. 

Nenhum jogo da Copa de 1930 terminou em empates – fato inédito em 20 campeonatos realizados.

Representado por uma seleção formada por jogadores de times do Rio de Janeiro, o Brasil estreou perdendo para a Iugoslávia por 2 a 1. O jogo foi decisivo porque a Bolívia era a mais fraca do grupo e apenas o primeiro colocado se classificava para as semifinais. Quando a Iugoslávia derrotou a Bolívia por 4 a 0 garantiu a vaga e os brasileiros já entraram eliminados contra a Bolívia. Uma vitória também por 4 a 0  encerrou a participação brasileira na Copa de 30.  

Da Agência Brasil