Depois de Vitória (acertado nesta terça-feira), Goiás, Grêmio, Coritiba e Cruzeiro anunciarem o fechamento de contrato com a Rede Globo, nesta terça-feira foi a vez do Corinthians confirmar o fim das negociações com a empresa carioca por quatro anos. Em nota oficial no site do clube, não são citados os valores do contrato, mas o clube confirma que o valor anual é maior que todo o faturamento do clube em 2007, que foi de R$134 milhões. O maior valor negociado até hoje havia sido o do Cruzeiro, que atingiu R$45 milhões.
O Corinthians afirmou que vai receber muito mais do que se ainda estivesse vinculado ao Clube dos 13 e argumenta que não se pensou apenas em valores financeiros, mas também nos termos técnicos propostos. O clube paulista garante que analisou todas as ofertas, mas que recusou a Record, já que ela tinha a proposta de transmitir apenas os jogos como mandante do clube. A exemplo dos demais clubes, o contrato vale também para pay-per-view, internet e celular.
Confira a nota oficial do Corinthians
“A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista assinou na manhã desta terça-feira (22) o contrato com a Rede Globo e Globosat para que a emissora transmita os jogos do clube nos Campeonatos Brasileiros entre os anos de 2012 a 2015. Os valores do acordo não podem ser revelados, em razão de cláusula de confidencialidade, mas são muito superiores aos praticados atualmente.
Após analisar todas as propostas para os direitos de transmissão, a direção do Corinthians tem a certeza de que assinou o melhor contrato da história do clube de Parque São Jorge, superando inclusive a previsão de faturamento do Clube dos 13. Não apenas fatores financeiros, como também aspectos técnicos credenciam a proposta da Rede Globo e Globosat como a melhor dentre as apresentadas ao Corinthians.
Esclarece-se que a proposta pública feita pela TV Record exige do Corinthians algo que, segundo a lei vigente, o clube não tem o direito de comercializar. De acordo com o artigo 42 da Lei no. 9.615/98, a chamada Lei Pelé, aos clubes pertence o direito de negociar a transmissão de determinada partida. Assim, o Corinthians, isoladamente, não tem poderes para comercializar seus 19 jogos como mandante, conforme proposto pela TV Record.
O Corinthians informa também que lutou para ter reconhecida financeiramente sua condição de clube com maior audiência na televisão brasileira, sem entretanto criar uma grande disparidade entre as demais agremiações.
Por fim, o Corinthians faz questão de celebrar que este é mais um passo importante no projeto de valorização de sua marca, visto que o valor anual do contrato assinado hoje é maior que todo o faturamento do clube em 2007, ano em que, no mês de outubro, iniciou-se a atual gestão”.