(Foto: Sagres)

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/779674408&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

O jornalista brasileiro Thiago Arantes, que mora em Barcelona, participou nesta sexta-feira (20) do programa Manhã Sagres, e relatou como tem sido viver em quarentena por causa do coronavírus. “Estou há oito dias em confinamento, trabalhando de casa e evitando qualquer tipo de atividade na rua”, revelou. Ele explicou que se afasta no máximo dois quarteirões de sua casa, apenas para fazer compras, ir na farmácia e colocar o lixo nos coletores.

whatsapp image 2020 03 20 at 12.56.41De acordo com o último boletim do governo, divulgado no fim da manhã desta sexta-feira na Espanha, são 19.980 pessoas infectadas pelo coronavírus, com 1.002 mortes, o terceiro país com mais casos, atrás, apenas da China e da Itália. Números assustadores, que levam à situações inusitadas, como revelou Thiago Arantes.

“Tem vários vídeos na internet circulando pra mostrar como a cidade está deserta. Barcelona fica entre o mar e a montanha, onde existem muitos animais silvestres que não entram na cidade por causa do fluxo de pessoas e o trânsito, mas ontem no ‘Paseo de Gracia’, que é uma das principais avenidas de Barcelona, um javali atravessou a avenida inteira, são quase dois quilômetros, e não cruzou com nenhuma pessoa e nenhum carro, às 10 horas da noite. Imagens que mostram como está Barcelona neste momento”, disse o jornalista brasileiro.

{source}
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Coronavírus, javali e protesto: Jornalista goiano descreve dias de isolamento em Barcelona<a href=”https://t.co/yqUbcyYAwM”>https://t.co/yqUbcyYAwM</a> <br>(Imagens: Internet) <a href=”https://t.co/lF3lYRxome”>pic.twitter.com/lF3lYRxome</a></p>&mdash; Rádio Sagres 730 (@sagres730) <a href=”https://twitter.com/sagres730/status/1241031149083860997?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 20, 2020</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}

Thiago também relatou que existe esperança de que o coronavírus não se espalhe na Espanha como foi na Itália, embora reconheça que os próximos dias serão de muito trabalho para os profissionais de saúde. “A gente imagina que neste fim de semana o sistema de saúde vai estar saturado, mas há uma esperança que não aconteça aqui como foi na Itália, porque temos conseguido aqui espaçar um pouco mais os casos, com os hospitais com um fluxo em que as pessoas consigam sair e entrar com sintomas da COVID – 19”.

Sem os turistas – Barcelona recebe quase 30 milhões por ano – Thiago observa que a maioria das pessoas, em casa, busca alternativas de distração para o momento de quarentena. “Existe um respeito, mas é claro que tem aqueles, como no mundo todo, que tentam não obedecer, mas as pessoas começam a encontrar alternativas, como vizinhos fazendo bingo nas sacadas e um cantando os números. Tem uma cantora de ópera, que todo dia às 7 da noite, canta durante meia hora para os vizinhos. Eles tentam dar vida à essa situação”, finalizou.

2529570a 08f0 4996 b7f8 ac71942b100a

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença