A Costa Rica chegou ao Brasil com a missão difícil de passar para a próxima fase por ter caído no grupo da morte composto por Uruguai, Itália e Inglaterra. Mas no primeiro jogo a seleção costarriquenha mostrou que quer fazer um bom papel nesta Copa do Mundo. Na estreia do Grupo D, a Costa Rica venceu o Uruguai por 3 a 1, neste sábado, no estádio Castelão, em Fortaleza.

A seleção uruguaia começou vencendo a partida com um gol do atacante Cavani, de pênalti. Mas no segundo tempo a Costa Rica surpreendeu e fez três gols, com Campbell, Duarte e Ureña. O próximo jogo do Uruguai será contra a Inglaterra, na próxima quinta-feira (19), às 16h, na Arena Corinthians. Já a Costa Rica encara a Itália, na sexta-feira (20), na Arena Pernambuco, às 13h.

Vantagem uruguaia

O jogo começou com muita marcação e com poucas chances de abrir o placar. Aos 15 minutos, a seleção uruguaia balançou as redes com o zagueiro Godín, mas o juiz anulou o gol assinalando impedimento. Um minuto depois, Cavani recebeu a bola livre dentro da área e chutou errado desperdiçando grande oportunidade de marcar o primeiro gol.

Aos 22 minutos de partida, o zagueiro Lugano foi agarrado dentro da área e o juiz marcou pênalti. O atacante Cavani bateu forte e marcou o primeiro gol da seleção uruguaia na Copa do Mundo. A Costa Rica tentou a resposta no chute de longe do atacante Campbell, que passou assustando o goleiro Muslera.

Com 42 minutos, após cobrança de escanteio, o goleiro Muslera falhou e a Costa Rica quase se aproveitou para marcar o primeiro gol. Um minuto depois, o atacante Forlán chutou com perigo, a bola desviou na zaga e o goleiro Navas fez grande defesa. Os times foram para o intervalo com a seleção uruguaia em vantagem.

Virada inesperada

Com vantagem no placar, o Uruguai voltou muito recuado e deu espaços para a Costa Rica. Aos cinco minutos, Bolaños cobrou falta para a área e o zagueiro Duarte cabeceou em cima do goleiro Muslera. No contra ataque, Cavani recebeu pela ponta esquerda e arriscou o chute de longe, mas a bola foi longe do gol.

Aos oito minutos, a Costa Rica marcou seu primeiro gol na Copa do Mundo. O atacante Campbell recebeu cruzamento e encheu o pé para empatar a partida. O que era um placar não esperado ficou ainda mais complicado para o Uruguai. Com 12 minutos, após cobrança de falta, o zagueiro Duarte cabeceou no canto do goleiro Muslera para virar o placar a favor da Costa Rica.

Precisando vencer, o Uruguai foi para cima em busca de fazer o gol de empate. Aos 24 minutos, Cavani fez boa jogada pela ponta esquerda e cruzou dentro da pequena área, mas nenhum jogador apareceu para completar para o gol. Mas em um contra ataque rápido, a Costa Rica matou o jogo. Ureña saiu na cara do gol e tocou na saída de Muslera fazendo 3 a 1 em cima do Uruguai.

FICHA TÉCNICA
URUGUAI 1 x 3 COSTA RICA

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 14 de junho de 2014, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Assistentes: Mark Borsch e Stefan Lupp (ambos da Alemanha)
Cartões amarelos: Lugano, Gargano e Cáceres (Uruguai)

Cartão vermelho: Maxi Pereira (Uruguai)
Gols:Cavani (Uruguai) – 23min/1º; Campbell (Costa Rica) – 9min/2º, Óscar Duarte (Costa Rica) – 12min/2º e Ureña (Costa Rica) – 39min/2º

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Arévalo Rios, Gargano (Álvaro González), Stuani e Cristian Rodríguez (Abel Hernández); Fórlan (Lodeiro) e Cavani
Técnico: Óscar Tabárez

COSTA RICA: Navas; Umaña, Óscar Duarte e Giancarlo González; Cristian Gamboa, Celso Borges, Tejeda (Cubero), Bolaños (Barrantes) e Junior Díaz; Campbell e Bryan Ruiz (Ureña)
Técnico: Jorge Luis Pinto