O governador Ronaldo Caiado lançou oficialmente nesta quarta-feira (22) o aplicativo Dados do Bem, ferramenta que permitirá ampliar a testagem no Estado e a promoção do rastreamento e do monitoramento de pessoas com suspeita ou diagnóstico de Covid-19.
“Uma vez que você baixa o aplicativo, você é convidado a fazer uma autoavaliação. São algumas perguntas simples, o cidadão vai responder sobre sintomas, sobre o que ele está sentindo. A partir da resposta a estas perguntas, o aplicativo tem um algoritmo de triagem que consegue identificar as pessoas que são elegíveis a fazer o teste”, esclarece o secretário estadual de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Adriano da Rocha Lima.
O aplicativo irá coletar informações que vão balizar a promoção da testagem em massa nas cidades participantes do programa. Será aplicado o RT-PCR, exame que identifica o coronavírus no período em que está ativo no organismo humano.
“Hoje, ao invés de correr do vírus, vamos correr atrás do vírus. Esse aplicativo tem a capacidade de nos dar um roteiro, uma orientação. Isso, sim, é fazer medicina, é fazer política com controle sanitário, é tratar as pessoas como elas merecem ser tratadas”, explicou Caiado.
A capacidade de realização de exames, de acordo com a Fiocruz, será, a princípio, de mil testes por dia, vinculados ao Programa Saúde Para todos. Além destes, são feitos entre 250 e 400 exames por dia pelo Laboratório Central de Saúde Dr. Giovani Cysneiros (Lacen) e outros tantos por laboratórios privados e conveniados.
Segundo a secretária municipal de Saúde (SMS), Fátima Mrué, ainda são realizadas cerca de 700 coletas pela administração da capital goiana diariamente.
“Estamos adquirindo mais de 270 mil testes para ampliar, e o aplicativo vai nos dar uma testagem a mais. Pretendemos chegar pelo menos entre 300 e 500 a mais com o app”, anunciou a titular da Pasta.
Inicialmente, segundo o governo, podem se conveniar ao Estado 78 municípios, escolhidos conforme critérios técnicos elaborados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa). A partir da semana que vem, o aplicativo começará a entrar em operação de forma gradativa nos demais municípios goianos à medida em que as Prefeituras forem se estruturando e assinarem o termo de adesão.
Ainda segundo o governo, também de forma progressiva, o processamento dos exames será ampliado e poderá chegar a mais de 4 mil testes por dia. A meta do Governo de Goiás é testar 240 mil pessoas, que representa 5% da população goiana.
Como baixar
Link para Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.brazil.corona_brazil_check&hl=pt_BR
Link para iOS
https://apps.apple.com/br/app/dados-do-bem/id1507735767