O Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) de Aparecida de Goiânia completou nesta terça-feira (23), dois meses de atendimento gratuito a dependentes de álcool, crack e outras drogas.

Segundo dados do governo estadual, até o momento cerca de 30 pacientes passaram a ser atendidos na unidade, que possui capacidade para atender 96 pessoas em recuperação.

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela, o atendimento no Credeq será estendido gradualmente, até que a capacidade total de recebimento de pacientes seja atingida. “A abertura gradual é feita de acordo com critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Todo funcionamento seguirá um fluxo regulatório, estabelecido com o propósito de assegurar o fiel cumprimento do perfil da unidade.”

Para acessar o tratamento no Credeq, inicialmente os pacientes são regulados por meio dos 11 Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), espalhados por diferentes municípios de Goiás. Segundo o governo estadual, a previsão é de que quando o Credeq atingir a capacidade total de atendimento, a unidade passe a prestar serviços para pessoas referenciadas pelos 74 Caps de todo o estado e pelas unidades de saúde localizadas em municípios que não têm Caps.