Com 67% das crianças plenamente alfabetizadas na rede pública até o 2º ano do Ensino Fundamental, Goiás registra um avanço significativo na alfabetização, um dos maiores desafios da Educação Básica. Segundo dados recentes do Ministério da Educação (MEC), o indicador Criança Alfabetizada revela que o estado não apenas cresceu no percentual de crianças alfabetizadas, mas também superou a meta estabelecida, que era de 63%.

Uma pesquisa, apresentada pelo Governo Federal, no Palácio do Planalto, em Brasília, mostra que Goiás teve um crescimento significativo no percentual de estudantes alfabetizados até o 2° ano do Ensino Fundamental, saindo de 39%, em 2021; para 67%, em 2023.

O indicador Criança Alfabetizada, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi baseado nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A pesquisa mostra que Goiás está entre os 19 estados que alcançaram bons resultados na alfabetização das crianças na idade certa, conforme a proposta de 2023, onde cada estado deveria atingir ou superar sua meta individual.

AlfaMais Goiás

Lançado em 2021, o AlfaMais Goiás tem como objetivo alfabetizar plenamente todas as crianças no território goiano na idade correta, garantindo que os alunos concluam o 2º ano do Ensino Fundamental com habilidades de leitura e escrita fluentes. Além de aprimorar as práticas dos professores alfabetizadores, o AlfaMais incentiva e valoriza os profissionais envolvidos, com o Prêmio Leia, que reconhece 300 escolas públicas que oferecem alfabetização de qualidade.

O Programa AlfaMais Goiás é uma iniciativa do Governo Estadual em colaboração com os municípios e já atinge as redes públicas de Educação dos 246 municípios goianos. Desde a sua implantação, os municípios têm obtido melhores resultados na alfabetização infantil, com algumas localidades alcançando até 100% de crianças alfabetizadas.

Diorama, Morro Agudo e Jesúpolis são exemplos de municípios que atingiram a meta de alfabetizar todas as crianças, conforme os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação de Goiás (Idego-Alfa). De acordo com a articuladora municipal de Diorama, Hulle Carolina dos Santos, estratégias específicas foram traçadas para as crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, garantindo o cumprimento do objetivo.

“Trabalhamos a leitura diária com os estudantes, treinando e cronometrando as atividades propostas e aplicando simulados e avaliações internas. Contamos com a ajuda de toda a comunidade escolar neste processo, até mesmo as famílias participaram dos momentos de contação de histórias,” explicou a articuladora.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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