Estresse, planos desfeitos, prejuízo financeiro. Estas são apenas algumas das muitas consequências negativas que acontecem devido ao atraso de obras de construtoras.

Não são poucos os clientes que já viveram a situação de esperar mais do que o planejado para enfim morar num imóvel próprio. O empresário Antônio Ávila é um deles. Ele comprou um apartamento previsto para ser entregue em março de 2012, mas que já está fazendo aniversário de um ano de atraso.

O comprador relata que a falta de documentação da construtora com a prefeitura de Goiânia impede com que a unidade passe a ser habitada.

“A gente já tinha feito planos de mudar a um ano, mas até hoje eles não têm nenhuma previsão. Está faltando uma documentação, o “Habite-se” da prefeitura. São 140 apartamentos, e não entregaram nenhum”, declara.

A gerente de atendimento do Procon Goiás, Limari Ferreira, revela que aumentou a quantidade de reclamações de consumidores por causa de atraso de construtoras.

“Em todos os contratos de construção de imóvel existe um prazo de tolerância, geralmente de 180 dias. A nossa orientação é que o consumidor fique atento à data de entrega. Aumentou muito a quantidade de reclamações de consumidores junto ao Procon com relação à entrega. Acredito que tem crescido muito o volume de obras em Goiás, principalmente em Goiânia”, explica.

O presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi) Ilésio Inácio, orienta ao consumidor para que procure conhecer primeiro o histórico da empresa que ele pretende comprar o imóvel.

“A primeira indagação do consumidor, muito mais que o próprio imóvel, é acerca da empresa da qual está comprando, sobre sua tradição, experiência no ramo, é bom conversar com o síndico e os condôminos dos empreendimentos já entregues, sobre a relação da empresa no pós-obra, se as obras tiveram problemas ou não”, finaliza.