Na celebração do Dia Mundial da Água, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) anunciou a formação do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Goianos do Tocantins (CBH AGTO).

Os Comitês de bacia hidrográfica desempenham um papel crucial no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, promovendo discussões sobre o uso e a gestão da água em regiões específicas.

“Dada a diversidade de interesses em relação ao uso da água, há conflitos e riscos à garantia desse recurso para as futuras gerações, sendo necessária a participação de todos na busca por soluções”, explica Alberonaldo Alves, superintendente de Recursos Hídricos da Semad.

O CBH AGTO abrange diversas bacias, como as do rio das Almas, Alto Maranhão, Médio Tocantins e Rio Pananã, abarcando uma vasta extensão territorial que se estende do centro ao Nordeste de Goiás, totalizando 79 municípios e 103 mil km², o que representa 30,3% da área estadual.

CBH AGTO

Aprovada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHi), a criação do CBH AGTO marca um avanço significativo, aguardando agora a publicação do decreto de instituição no Diário Oficial e a instalação de uma diretoria provisória nos próximos 30 dias.

Esta diretoria terá a responsabilidade de mobilizar e eleger os membros interessados em participar do colegiado, previsto para ocorrer até o segundo semestre deste ano.

Com o estabelecimento do CBH AGTO, Goiás agora abrange todo o seu território por meio de Comitês de Bacia Hidrográfica, juntando-se aos já operantes CBH Meia Ponte, CBH Bois, CBH Corumbá, Veríssimo e São Marcos, CBH Baixo Paranaíba e CBH Agora. Adicionalmente, o estado participa de dois comitês interestaduais: CBH Paranaíba e São Francisco, ampliando a cooperação regional em questões hídricas.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 06 – Água Potável e Saneamento

Leia também: