A expectativa era pela estreia de duas grandes seleções, mas acima de tudo, pela primeira aparição de Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo, na Copa 2014. Mas, ele não apareceu. Na verdade, ele estava na Arena Fonte Nova de corpo presente, em campo, escalado como titular, mas não fez praticamente nada em campo. Portugal não fez nada também e foi presa fácil para a Alemanha, que muito aplicada e com um nível técnico impressionante, goleou por 4 a 0. E poderia ter sido mais.

O Jogo

O calor das 13h em Salvador não aliviou nem um pouco para as duas seleções, que já esperavam tal situação. Mesmo assim, o início foi em ritmo acelerado, com a Alemanha mostrando grande nível técnico. Só que aos seis minutos, quem deu o primeiro chute foi Cristiano Ronaldo, mas a bola subiu demais. Um minuto depois, os alemães saíram jogando errado, Miguel Veloso aproveitou e rolou para Ronaldo, que disparou de canhota e foi parado por Neuer.

Na sequencia do jogo, o lance mais bizarro e que também poderia ser o mais lindo da Copa. Pepe recuou mal, Rui Patrício correu para despachar a bola de esquerda e chutou baixo, direto nos pés de Khedira, que arrematou de primeira e a bola passou raspando a trave direita. Três minutos depois, quem começou a dar sustos foi o sistema defensivo lusitano. Gotze dominou na área e foi derrubado por João Pereira. Pênalti. Na cobrança, Muller definiu com categoria.

Aos 24min, Nani tentou responder com qualidade, e sozinho, arrematou de longe, cruzado, e quase surpreendeu Neuer. Se a situação já era ruim, piorou mais ainda quando Hugo Almeida sentiu lesão muscular e deixou o campo com 27min. Com 31, os germânicos ampliaram. Kroos cobrou escanteio e Hummels subiu mais alto, no 3º andar, para testar firme pra rede.

Valentes, os portugueses não desistiram e tentaram duas vezes, com Fábio Coentrao e Eder, que entrara no lugar de Hugo Almeida, sem sucesso. Aos 36, a situação ficou desesperadora: Pepe agrediu Muller duas vezes e acabou expulso de forma direta. Antes que o fim do 1º tempo chegasse, os alemães marcaram mais uma vez. Aos 45min, Kroos cruzou da esquerda e Muller ganhou de Bruno Alves e marcou o terceiro.

2º tempo

Atortoado, os portugueses tentaram reunir os cacos, mas a situação era irreversível, tamanha a facilidade que os alemães encontravam. Aos seis, em boa jogada, Ozil recebeu na cara de Rui Patrício e chutou em cima do goleiro. Na sobra, Muller tentou dividir de cabeça com o adversário e testou por cima. Com a temperatura só subindo, os alemães, claramente desgastados, tentar se poupar um pouco mais e tiraram o pé. Nem assim Portugal conseguiu alguma coisa.

Aos 19, o dia negro lusitano continuou aterrorizante quando Fábio Coentrao esticou a perna para alcançar uma bola e acabou sentindo uma lesão muscular, sendo substituído imediatamente. Ainda assim, Portugal mostrava força. Aos 30, Nani disparou e Neuer colocou pra fora. Aos 32, quando acelerou um pouco, a Alemanha fechou o placar. Aos 32, Schurrle bateu cruzado, Rui Patrício rebateu e e Muller, bem colocado, empurrou para o gol aberto.

Sentiu falta de alguém? Sim, ele, Cristiano Ronaldo, que só apareceu em um chute torto no primeiro tempo, realmente ficou devendo bastante. O gajo só apareceu bem aos 46min da etapa final, quando em cobrança de falta, acertou um torpedo de muito longe e obrigou Neuer a fazer uma defesa incrível, tamanha a dificuldade e a força do chute. Muito pouco para o melhor do mundo.

FICHA TÉCNICA

ALEMANHA 4 X 0 PORTUGAL

Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 16 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Milorad Mazic (SER). Assistentes: Milovan Ristic (SER) e Dalibor Djurdevic (SER)
Cartões Amarelos: João Pereira
Cartões Vermelhos: Pepe
Gols: Muller, aos 11 minutos do primeiro tempo, Hummels aos 31 do primeiro tempo, Muller aos 45 do primeiro tempo, Muller aos 32 do segundo tempo

ALEMANHA: Neuer, Boateng, Hummels (Mustafi), Mertsacker e Howedes; Lahm, Khedira, Kross, Gotze e Ozil (Schurrle); Muller (Podolski)
Técnico: Joachim Low

PORTUGAL: Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fabio Coentrão (Andre Almeida), Miguel Veloso (Ricardo Costa), Raul Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Eder)
Técnico: Paulo Bento