A Croácia se recuperou da derrota sofrida para o Brasil na estreia e venceu Camarões pelo placar de 4×0. Com gols de Òlic, Perisic e Mandzukic duas vezes, a seleção europeia somou os três primeiros pontos e segue viva na luta por uma vaga nas oitavas de final. Na próxima rodada, os croatas terão confronto direto com o México: quem vencer, avança. Camarões, por sua vez, somou a segunda derrota e dá adeus à Copa do Mundo.
1ºTempo
A partida valia muito: a sobrevida na grupo A. Sabendo disso, Croácia e Camarões iam para cima desde os primeiros minutos, porém, a equipe europeia era mais organizada em campo e conseguia levar mais perigo ao gol camaronês. O time africano estava bastante assustado e deixada o setor defensivo vulnerável, principalmente pela direita.
Até os 15 minutos a partida era toda da Croácia, tanto que o primeiro gol da partida saiu logo aos 11 minutos, em favor dos croatas. Em bola rebatida na grande área, N’Koulou tentou tirar, mas afastou mal e a bola sobrou para Perisic. O meia, tranquilo, deu uma assistência precisa para Olic empurrar para o gol. 1×0.
Já atrás no placar, o jogo ficou ainda mais complicado para Camarões. Alexander Song, meio campista, deu um soco nas costas de Mandzukic e foi expulso diretamente pelo árbitro português Pedro Proença. Com isso, a Croácia dominou ainda mais a partida mas, mesmo assim, manteve o placar no 1 a 0 durante a primeira etapa.
2ºTempo
A segunda etapa começou a todo vapor para os croatas. Com menos de um minuto, Sammir recebeu na grande área e dividiu com o goleiro Itandje, mas tirou demais e bateu para fora. Aos 2 minutos, Perisic invadiu a grande área em velocidade e bateu cruzado para ampliar o placar. 2×0 para a Croácia que ainda jogava com um atleta a mais.
O jogo de Camarões passou a ser o de controlar o meio de campo e arriscar alguns esporádicos contra ataques. Dessa maneira, quase saiu o gol de desconto dos africanos. Nounkeu apareceu na pequena área para aproveitar cruzamento e bateu para fora por muito pouco. Em resposta, aos 16 minutos Mandzukic cabeceou firme uma cobrança de escanteio e ampliou para 3 a 0.
O artilheiro voltou a marcar aos 27 minutos da etapa final. O brasileiro naturalizado Eduardo da Silva chutou cruzado, Itandje deu rebote e Mandzukic não perdoou. 4×0 para os croatas. A partir disso o jogo se definiu e ambas as seleções esperavam o fim da partida. Os jogadores de Camarões estavam muito nervosos em campo e chegaram a protagonizar discussões fortes.
FICHA TÉCNICA
CAMARÕES 0 X 4 CROÁCIA
Local: Arena Amazônia, em Manaus (PA)
Data: 18/06/2014
Horário 19h
Árbitro: Pedro Proença – POR
Assistente 1: Bertino Miranda – POR
Assistente 2: José Trigo – POR
Gols: Òlic 11’ 1T (0-1), Perisic 2’ 2T (0-2) e Mandzukic 16’ 2T (0-3) e 27’ 2T (0-4)
Cartões Amarelos: Eduardo da Silva (CRO)
Cartão Vermelho: Alexander Song (CMR)
Camarões: Itandje; Assou-Ekotto, Chedjou (Nounkeu), N’Koulou e Djeugoue; Matip, Enoh e Song; Choupo-Moting ( Salli), Aboubakar (Webó) e Moukandjo
Técnico: Volker Finke
Croácia: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Pranjic; Rakitic, Peresic (Rebic), Modric e Sammir (Kovacic); Olic (Eduardo da Silva) e Mandzukic
Técnico: Niko Kovac