Foto:Assessoria/Governo de Goiás

Na última sexta-feira (29) o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, propôs que os órgãos do Estado e os representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) premiassem os municípios que tiverem o menor índice de infestação de dengue. O discurso foi feito na noite de premiação do Programa Agrinho.

O governador acredita que a iniciativa irá incentivar a população e os gestores dos municípios no combate à dengue. Mesmo os índices mostrando uma queda nos registros a situação ainda é alarmante. Em março deste ano a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) já havia notificado 25.509 casos da doença em todo território goiano. As cidades pioneiras nos registros são Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

O distribuidor do vírus é o mosquito Aedes. No Brasil existe o Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD), onde são estabelecidos protocolos e condutas que devem ser seguidos por todos os estados, municípios e população no enfrentamento da dengue. Dentre os cuidados estão a descarte correto dos lixos e cuidados com lotes baldios.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a Faculdade Araguaia sob supervisão do jornalista Vinicius Tondolo.”