A nova série da Netflix, Caleidoscópio, tem um conceito diferente das outras. A produção foi projetada para ser não linear e os assinantes podem assistir os episódios em qualquer ordem.

A trama conta com 8 episódios, que não são numerados, em vez disso cada um recebe o nome de uma cor diferente:

Violeta: 24 anos antes do assalto
Verde: 7 anos antes do assalto
Amarelo: 6 semanas antes do roubo
Laranja: 3 semanas antes do assalto
Azul: 5 dias antes do assalto
Branco: O dia do assalto
Vermelho: Na manhã seguinte ao assalto
Rosa: 6 meses após o assalto

Ordem aleatória

Outra curiosidade é que os episódios vão aparecer em ordem diferente na tela dos usuários do Streaming, oferecendo um caminho diversos a cada assinante. Todos os episódios somados criam uma história coerente, independente da ordem.

A série não deve ser confundida com produções interativas, como Black Mirror: Bandersnatch, onde o telespectador interage para chegar nos acontecimentos finais. Em Caleidoscópio, é preciso escolher um episódio e assistir e, independente da ordem escolhida, você terá um começo, meio e fim.

Segundo a com a Netflix, cada ordem altera o ponto de vista da história, assim como os personagens e as questões sobre o assalto.

Sinopse

O enredo narra a maior tentativa de assalto da história. Abrangendo mais de vinte anos dos acontecimentos, a trama foca em intrigas, vingança, lealdade e traição dos envolvidos no plano mirabolante.

Caleidoscópio trabalha com imersão e a ideia é que a experiência de assistir ao programa seja diferente para cada espectador. A produção é inspirada em um acontecimento real em que setenta bilhões de dólares em títulos desapareceram no centro de Manhattan durante o furacão Sandy. De acordo com os criadores da série são mais de 40 mil maneiras diferentes de acompanhar a história.

Leia mais do Cinemateca Sagres: